Mapeamentos

Realizar um processo de sistematização e mapeamento no Agroecologia em Rede (AeR) requer um olhar cuidadoso e qualificado para o território e para os sujeitos que protagonizam as experiências de agroecologia. Para o AeR, a ecologia de saberes e a valorização das diversas formas de construção do conhecimento protagonizadas pelos próprios sujeitos são importantes para que os saberes sejam contextualizados e plurais, assim como é a própria agroecologia.

Dessa forma, todo processo de mapeamento desenvolvido no AeR requer o que chamamos de ente mapeante, uma organização responsável por conduzir o processo de pesquisa e por garantir o cuidado em relação às informações que serão cadastradas na plataforma. Muito além da simples coordenação de uma pesquisa, os entes mapeantes são guardiões e guardiãs dos saberes no AeR. Para saber mais, clique em Entenda os Dados.

Para incluir sua experiência no AeR, consulte quais mapeamentos estão com cadastramento ativo:

Mapeamento de experiências de abastecimento popular e solidário no estado do Rio de Janeiro

Mapeamento de experiências de abastecimento popular e solidário no estado do Rio de Janeiro

O mapeamento é conduzido pela Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), e objetiva fortalecer a articulação e a mobilização dos sujeitos envolvidos em experiências orientadas à produção e ao abastecimento popular do estado do Rio de Janeiro para que atuem na incidência sobre diferentes espaços de governança de políticas públicas e no debate…

XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)

XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)

O Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), se consolidou como referência acadêmica sobre o tema na América Latina. 2023 começou com toda a energia da reconstrução do país e esse ano teremos a décima segunda edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado entre os dias 20 e 23…

Observatório da produção orgânica e agroecológica em Minas Gerais

Observatório da produção orgânica e agroecológica em Minas Gerais

Este cadastramento faz parte das ações do projeto “Mapeamento do Circuito Espacial de Produção Orgânica em Minas Gerais”, desenvolvido pelo IFSULDEMINAS em conjunto com outras instituições e organizações como a Central de Associações dos Agricultores Orgânicos Sul de Minas, Cporg-MG, Articulação Mineira de Agroecologia (AMA), Articulação Paulista de Agroecologia (APA), IFSP e Rede de Agroecologia…

Mapeamento da Agroecologia no Estado de São Paulo

Mapeamento da Agroecologia no Estado de São Paulo

O mapeamento é conduzido pela Articulação Paulista de Agroecologia (Rede APA) e pela Rede Leste de Agroecologia e tem a finalidade de fazer um cadastramento de experiências, organizações e redes que atuam em Agroecologia no Estado de SP.

Políticas Públicas e Normativas que fortalecem a Agroecologia

Políticas Públicas e Normativas que fortalecem a Agroecologia

A campanha de mobilização Agroecologia nas Eleições 2022 é uma iniciativa de incidência política nas candidaturas federais e estaduais de 2022. Uma proposta conduzida pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) para dialogar e mostrar que existe sim um caminho possível para a construção e o fortalecimento das políticas públicas de futuro, com valorização da agricultura…

Agroecologia nos Municípios

Agroecologia nos Municípios

A iniciativa Agroecologia nos Municípios, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), teve como objetivo promover, apoiar e sistematizar processos de mobilização e incidência política no nível municipal visando a criação e o aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e…

Redes Ecoforte

Redes Ecoforte

A sistematização de redes de agroecologia envolvidas com o Programa Ecoforte, desenvolvida pela ANA, em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Amazônia, promoveu intercâmbios entre 25 redes e apoiou a reflexão nos territórios, buscando dar visibilidade aos efeitos positivos gerados pelas…

Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro

Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro

Ação mapeou 721 políticas e/ou programas municipais que apoiam a agroecologia e a agricultura familiar em todo o Brasil, com a elaboração de carta compromisso para incidir nas candidaturas das eleições de 2020. O mapa interativo é resultado de levantamento inédito que busca dar visibilidade às soluções encontradas nos municípios por meio de ações concretas…

Núcleos de Agroecología en Latinoamérica

Núcleos de Agroecología en Latinoamérica

El "Mapeo latinoamericano de núcleos de agroecología" es un proceso colectivo y colaborativo de visibilización de las múltiples y diversas iniciativas que promueven e implementan la agroecología. Esta iniciativa es coordinada por la Sociedad Científica Latinoamericana de Agroecología (SOCLA) en estrecha colaboración de la Asociación Brasileña de Agroecología (ABA).

Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia

Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia

A pesquisa tem como objetivos principais colaborar para o fortalecimento das experiências em saúde e agroecologia no Brasil, favorecer a identificação, o reconhecimento e a articulação entre as práticas/saberes dos grupos participantes. Esta ação foi coordenada conjuntamente pela Agenda de Saúde e Agroecologia da Fiocruz (ligada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde…

Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia

Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia

A Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia é uma iniciativa de abrangência nacional conduzida por uma articulação de 13 organizações comprometidas com a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional.

NEA – Núcleos de Estudos em Agroecologia

NEA – Núcleos de Estudos em Agroecologia

Em 2019, a plataforma do Agroecologia em Rede (AeR) inaugurou um novo sistema de coleta de informações e quem movimentou os primeiros testes de uso foram os Núcleos de Agroecologia (NEAs). Inovações brasileiras, os NEAs representam ambientes de integração entre ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia.

Pesquisa-ação Comida de Verdade nas Escolas – Experiências do PNAE

Pesquisa-ação Comida de Verdade nas Escolas – Experiências do PNAE

O projeto Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade é uma iniciativa de pesquisa sobre a inserção de produtos da agricultura familiar e agroecológicos na alimentação escolar brasileira, um dos critérios de aquisição previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Quer realizar um mapeamento?

Para a formação da base do Agroecologia em Rede, cada mapeamento é único e possui uma curadoria própria, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas e a sistematização de experiências a partir das necessidades específicas de quem mapeia. Há muitas formas de tecermos juntas e juntos nossa atuação em rede.

E possível contribuir com a construção desse sistema integrado de informações em agroecologia através do envolvimento em caminhos já abertos (convergências) e pela promoção de integrações entre diferentes iniciativas (diálogos).

Saiba mais sobre a metodologia para criação de processos mapeantes e venha conosco tecer essa rede!