NEA – Núcleos de Estudos em Agroecologia

Dispositivos, Redes

Em 2019, a plataforma do Agroecologia em Rede (AeR) inaugurou um novo sistema de coleta de informações e quem movimentou os primeiros testes de uso foram os Núcleos de Agroecologia (NEAs). Inovações brasileiras, os NEAs representam ambientes de integração entre ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia.

No sistema do AeR, cada NEAs é considerado um dispositivo de ação coletiva, pois atuam na construção e socialização coletiva de conhecimentos. Articulados, os NEAs formam uma Rede Temática que está em movimento desde os primeiros projetos de Rede (edital CNPq 81/2013) realizando encontros, oficinas, caravanas e diversas outras iniciativas. Enraizados em muitos territórios do país, mesmo diante dos desafios atuais de fomento, os NEAs resistem e seguem construindo enfrentamentos, alternativas e parcerias.

O projeto de Sistematização de Experiências, animado pela ABA-Agroecologia entre 2015 a 2017, identificou mais de 120 NEAs no Brasil e o mapeamento permanentemente disponível no site do AeR segue atualizando as informações e aprofundando as análises sobre essa rede. A curadoria dos dados sobre os NEAs é feita por representantes indicados pela diretoria ampliada da ABA, para dúvidas e sugestões, escreva: secretaria@aba-agroecologia.org.br ou emrede@agroecologia.org.br

125

Fichas cadastradas*

*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.

125

Dispositivos cadastrados

Galeria de Imagens

Publicações

Manual

NEA – Núcleos de Estudos em Agroecologia

Manual de Cadastro - NEAs

O Manual de Cadastro é uma publicação de apoio ao cadastramento de Núcleos de Estudo em Agroecologia (NEAs) do mapeamento da Rede de NEAs, animado pela ABA-Agroecologia desde 2015.

Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico

2020

Boletim

NEA – Núcleos de Estudos em Agroecologia

Boletim "XI CBA, Encontro e Colheita dos NEAs"

O boletim traz os principais resultados do mapeamento de Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs), promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA Agroecologia) e realizado em 2020.

Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico

2020