Agroecologia nos Municípios

Experiências

A iniciativa Agroecologia nos Municípios, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), teve como objetivo promover, apoiar e sistematizar processos de mobilização e incidência política no nível municipal visando a criação e o aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia.

Foram cadastradas 59 experiências de incidência política, como também evidenciando iniciativas de resistência e enfrentamento às ameaças impostas às comunidades e aos territórios. As atividades de incidência política foram protagonizadas por 26 consultorias em 38 municípios brasileiros, assim como se evidenciou a participação popular na construção de políticas públicas em 21 municípios.

A iniciativa desenvolveu experiências-piloto de mobilização para a construção de políticas públicas que trouxeram aprendizagens e podem servir como exemplo para outras experiências Brasil afora.  Essas sistematizações são ferramentas para aprimorar o debate sobre a democratização do Estado e avançar no ciclo de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

A iniciativa Agroecologia nos Municípios é um desdobramento da campanha Agroecologia nas Eleições, construída pela ANA em parceria com as redes estaduais de agroecologia durante as eleições municipais de 2020. Na oportunidade, a ANA lançou um estudo inédito que mapeou mais de 721 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações em 531 municípios de todas as regiões do País. Esse estudo subsidiou um mapa interativo e inspirou a criação da carta-compromisso “Por Políticas de Futuro”, cuja mobilização para assinaturas de candidaturas engajou redes de agroecologia em centenas de municípios em todos os estados brasileiros. No total, foram 1.240 candidatas/os que assinaram o documento; desse conjunto, 172 foram eleitas/os, sendo 47 prefeitos/as e 125 vereadores/as.

Saiba mais em: https://agroecologia.org.br/agroecologia-nos-municipios/

58

Fichas cadastradas*

*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.

58

Experiências mapeadas

Galeria de Imagens

Publicações

Relatório

Agroecologia nos Municípios

Sementes para a construção de políticas públicas com o enfoque agroecológico: A Iniciativa Agroecologia nos Municípios

Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico Políticas Públicas e fomento

2023

Cartilha

Agroecologia nos Municípios

CADERNO 4 - ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À COMUNICAÇÃO

Arte, Cultura e Comunicação Políticas Públicas e fomento

2022

Cartilha

Agroecologia nos Municípios

CADERNO 3 - ORÇAMENTO PÚBLICO E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticas Públicas e fomento

2022

Cartilha

Agroecologia nos Municípios

CADERNO 2 - INCIDÊNCIA POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POPULAR

Políticas Públicas e fomento

2022

Cartilha

Agroecologia nos Municípios

CADERNO 1 - ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticas Públicas e fomento

2022