Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia

Experiências, Organizações

Em 2020 foi realizado um processo de mapeamento e sistematização de experiências em Saúde e Agroecologia no Agroecologia em Rede (AeR). A pesquisa tem como objetivos principais colaborar para o fortalecimento das experiências em saúde e agroecologia no Brasil, favorecer a identificação, o reconhecimento e a articulação entre as práticas/saberes dos grupos participantes. São consideradas como experiências em saúde e agroecologia as diversas estratégias coletivas dos povos, comunidades tradicionais, movimentos sociais, coletivos, grupos de educação e pesquisa, instituições, Organizações Não Governamentais (ONGs) e outros, construídas a partir de princípios solidários e direcionadas à transformação das condições de saúde e vida das populações e ambientes.

Esta ação foi coordenada conjuntamente pela Agenda de Saúde e Agroecologia da Fiocruz (ligada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde – VPAAPS), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Participaram ativamente do processo de elaboração e revisão do instrumento de pesquisa representantes da Agenda de Saúde e Agroecologia Fiocruz (VPAAPS), do Campus Fiocruz Mata Atlântica, do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), da RedesFito: Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, do Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), do GT Saúde da ABA-Agroecologia e representantes de organizações sociais que compõem as redes da ANA.

Fruto do trabalho em rede, coletivo e colaborativo, os primeiros resultados da pesquisa ajudam a identificar diálogos e convergências entre essas diferentes ações em saúde e agroecologia e trazem pistas sobre como o conjunto dessas experiências atua nos mais diferentes territórios e provoca a refletir sobre outros caminhos possíveis.

170

Fichas cadastradas*

*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.

170

Experiências mapeadas

Galeria de Imagens

Publicações

Manual

Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia

Manual de Cadastro - Saúde e Agroecologia

O Manual de Cadastro é uma publicação de apoio ao cadastramento de experiências do mapeamento "Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia", coordenado conjuntamente pela Agenda de Saúde e Agroecologia da Fiocruz (ligada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde – VPAAPS), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional

2020

Boletim

Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia

Boletim "Tecendo redes de experiências em saúde e agroecologia"

O boletim traz os principais resultados do mapeamento “Tecendo redes de experiências em saúde e agroecologia”, um esforço coletivo de visibilizar as experiências locais em saúde e agroecologia promovido pela Fiocruz, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA Agroecologia), realizado em 2020.

Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional

2020

Livro

Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia

Cadernos de Estudos: Saúde e Agroecologia vol.1 - Fiocruz

O Caderno de Estudos Saúde & Agroecologia é resultado de uma parceria entre ABA-Agroecologia, Fiocruz e Articulação Nacional de Agroecologia. A publicação traz documentos inéditos em português, como artigos e relatórios de ONU, que explicam as conexões entre saúde e agroecologia. A publicação foi lançada em 2019, no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).

Agrotóxicos e Transgênicos Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional

2018

Relatório

Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia

Resultados "Tecendo redes de experiências em saúde e agroecologia" - Sistematização de experiências

A publicação é o relatório final com os principais resultados do mapeamento “Tecendo redes de experiências em saúde e agroecologia”, um esforço coletivo de visibilizar as experiências locais em saúde e agroecologia promovido pela Fiocruz, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA Agroecologia).

Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional

2020