Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro

Experiências

Esta pesquisa é fruto do levantamento realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em 520 municípios brasileiros, entre os meses de agosto e outubro de 2020.

A ação mapeou mais de 720 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações que apoiam a agroecologia e a agricultura familiar em todo o Brasil, com a elaboração de carta compromisso para incidir nas candidaturas das eleições de 2020. É levantamento inédito que busca dar visibilidade às soluções encontradas nos municípios e mostra aos/às futuros/as gestores/as e legisladores/as que é possível, sim, realizar ações concretas para promover a segurança alimentar das famílias, reduzindo o impacto da alta dos preços dos alimentos e combatendo a escalada da fome, em nível local.

O mapeamento é o resultado inicial de um processo coletivo e em construção, que envolveu 34 pesquisadoras/es, ao longo de cerca de dois meses, coordenado pela Articulação Nacional de Agroecologia. Seu resultado é fruto de um mapeamento preliminar de ações, políticas, programas e legislações municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional, que foram consolidadas a partir de um refinamento metodológico que considerou ações que possuem o poder público municipal como executor e/ou financiador das ações.

732

Fichas cadastradas*

*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.

732

Experiências mapeadas

Publicações

Relatório

Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro

Municípios agroecológicos e políticas de futuro: iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional

Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico Políticas Públicas e fomento

2021

Carta-política

Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro

Carta-Compromisso Agroecologia nas Eleições

Políticas Públicas e fomento

2021

Planilha

Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro

Planilhão Políticas Públicas Municipais

Os dados da pesquisa “Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro – Iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional” estão disponíveis nesta planilha em excel. Este é o principal resultado do levantamento realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em 531 municípios brasileiros, entre os meses de agosto e outubro de 2020. Foram identificadas mais de 700 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações.

Políticas Públicas e fomento

2020

Relatório

Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro

Publicação "Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro"

A publicação “Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro – Iniciativas municipais de apoio à agricultura familiar e à agroecologia e de promoção da segurança alimentar e nutricional” apresenta os principais resultados do levantamento realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em 531 municípios brasileiros, entre os meses de agosto e outubro de 2020.

Políticas Públicas e fomento

2020