✨ Salve povo da Agroecologia, o CBA já começou por aí? 

2023 começou com toda a energia da reconstrução do país e esse ano teremos a décima segunda edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado entre os dias 20 e 23 de novembro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro. 

O Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), se consolidou como referência acadêmica sobre o tema na América Latina. Tanto por sua dimensão e abrangência multiterritoriais, quanto por sua proposta metodológica inovadora, pautada por epistemologias críticas que reconhecem diferentes saberes e práticas não acadêmicas, o CBA se insere em um processo voltado à construção de novos paradigmas teórico-metodológicos, na perspectiva do fortalecimento de movimentos sociais emancipatórios orientados à construção de sistemas agroalimentares justos e sustentáveis.

O CBA busca mobilizar processos preparatórios descentralizados territoriais e locais, nos diferentes estados do Brasil, visando a promoção da construção coletiva do conhecimento agroecológico, através da participação, da horizontalidade e do diálogo com a sociedade. 

As atividades preparatórias rumo ao Congresso são essenciais para entendermos como a Agroecologia está mobilizada nos territórios e as principais pautas que discutimos enquanto ciência e movimento!

Para isso criamos aqui uma ferramenta que nos ajuda a sistematizar as diversas formas de mobilização, para entendermos como e onde as sementes da Agroecologia estão germinando. Vamos todes juntes? 

Se a organização, grupo ou coletivo que você faz parte organizou ou participou de alguma atividade (seminário, mutirão, intercâmbio, roda de conversa ou outro tipo de ação mobilizadora) que pode ser entendida como processo preparatório rumo ao XII CBA, esse é o momento de cadastrá-lo na plataforma do Agroecologia em Rede (AeR)! Já está aberto o mapeamento das atividades, podendo ser cadastradas as ações realizadas de forma virtual ou presencial, com alcance local, regional ou nacional. Vem contar pra gente como cada território tem se articulado e movimentado?

Acesse o Agroecologia em Rede, navegue e cadastre a sua experiência!

Veja abaixo no mapa as atividades preparatórias para o XII CBA já realizadas e cadastradas.