Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia

Experiências

Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia é uma iniciativa de abrangência nacional conduzida por uma articulação de 13 organizações comprometidas com a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional.

A iniciativa foi motivada pelo acirramento, pela pandemia de Covid-19, do contexto sócio econômico identificado no quadro sanitário, na fragilização dos canais de distribuição e de acesso aos alimentos, no aumento da vulnerabilidade de agricultores familiares e comunidades tradicionais, bem como na tendência de piora na alimentação com o aumento no consumo de produtos não saudáveis.

É nesse sentido que a Ação Coletiva Comida de Verdade se mobiliza com o objetivo de mapear, identificar e compreender como as experiências em curso contribuem para a construção e o fortalecimento de sistemas agroalimentares equitativos e sustentáveis.

O que são “Experiências em Comida de Verdade”?

As Experiências em Comida de Verdade são ações de abastecimento agroalimentar, de resiliência e solidariedade que foram adaptadas ou criadas frente à pandemia da Covid-19. São iniciativas protagonizadas por movimentos sociais do campo e da cidade, organizações populares e diversos coletivos (formais e informais) que têm garantido que a comida de verdade chegue a população, contribuindo para a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional e a materialização do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Ação Coletiva buscou mapear, por exemplo, feiras da agricultura familiar, cooperativas de agricultores e/ou consumidores, coletivos de consumo organizado (células, redes, Comunidades que Sustentam a Agricultura – CSA), sistemas de entrega domiciliar mobilizados pela agricultura familiar ou com um intermediário (sejam pessoas ou organizações), hortas urbanas, campanhas de doação de alimentos para população em vulnerabilidade, dinâmicas de troca de alimentos entre comunidades, dinâmicas de abastecimento alimentar ou demais experiências protagonizadas por organizações, redes e movimentos da sociedade civil.

Os dados coletados pelo mapeamento nos diferentes territórios contribuíram para a observação e compreensão das estratégias adotadas pelos diferentes atores que compõem o sistema agroalimentar, servindo de inspiração para outras experiências e fornecendo subsídios para que o Estado e diferentes organizações possam atuar de forma mais efetiva, seja no contexto da pandemia ou para lidar futuramente com situações similares. Além disso, orientaram estudos acadêmicos voltados à reflexão sobre os processos de transição e caminhos para o fortalecimento dos sistemas agroalimentares enraizados nos territórios, a serviço das necessidades da população.

292

Fichas cadastradas*

*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.

292

Experiências mapeadas

Galeria de Imagens

Publicações

Relatório

Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia

Projeto “COVID-19 e sistemas agroalimentares no Brasil: quais saídas para um futuro melhor? - Resultados de pesquisa e indicativos de ação

A pesquisa intitulada Ação Coletiva Comida de Verdade: Aprendizado em Tempos de Pandemia (ACCV) buscou identificar experiências protagonizadas por organizações, redes e movimentos da sociedade civil para o enfrentamento da pandemia poderiam configurar elementos de uma nova realidade agroalimentar. Este relatório documenta o contexto, as motivações, o referencial político e conceitual que balizou as atividades da pesquisa, bem como os métodos aplicados. Ademais, apresenta e discute dois principais resultados alcançados no âmbito do projeto: uma síntese das principais contribuições extraídas dos seminários e uma descrição do mapeamento das experiências.

Alimento, Segurança e Soberania Alimentar Políticas Públicas e fomento

2021

Cartilha

Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia

Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade

A publicação apresenta a pesquisa-ação "Comida de Verdade nas Escolas do Campo e da Cidade", que busca sistematizar experiências de organizações da agricultura familiar no acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Essa é uma ação da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Alimento, Segurança e Soberania Alimentar Políticas Públicas e fomento

2019