Mapeamento da Agroecologia no Estado de São Paulo

Experiências, Organizações, Redes

O mapeamento é conduzido pela Articulação Paulista de Agroecologia (Rede APA) e pela Rede Leste de Agroecologia e tem a finalidade de fazer um cadastramento de experiências, organizações e redes que atuam em Agroecologia no Estado de SP. Este mapeamento é promovido por dois projetos distintos: o projeto “Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional: Diálogos de saberes para o desenvolvimento sustentável CVT – Pesquisa participante -INTERSSAN”, coordenado pelo Instituto Giramundo Mutuando e co-promovido pela Rede APA; e o projeto “Produção de conhecimentos para o desenvolvimento rural sustentável: Diagnóstico, sistematização e intercâmbios entre as Redes Agroecológicas do Leste Paulista e Sul de Minas”, coordenado por uma parceria entre o Instituto Federal, tanto campi de São Paulo quanto do Sul de Minas Gerais, e a Embrapa.

Mas o que são experiências agroecológicas? São vivências sistematizadas relacionadas à aplicação prática de princípios técnicos e valores sociais coerentes com a Agroecologia para a organização dos sistemas agroalimentares. 

As experiências combinam fazeres, saberes e afetos. Podem se referir a práticas de manejo geridos por uma família ou a comunidade, ou estarem associadas a transformação, distribuição e consumo de alimentos. Podem, também, se referir às iniciativas de gestão coletiva de bens comuns, de incidência política, de construção do conhecimento e outras.

Podem ser individuais ou coletivas. Podem ser conduzidas por uma pessoa ou um núcleo familiar, vinculadas à organizações, à ação coletiva ou pertencer à redes. Também está aberto o cadastro de organizações e redes que atuem diretamente na promoção, incentivo, apoio e execução de experiências agroecológicas

Identificar e sistematizar permitirá dar visibilidade às experiências, organizações e redes e compreendê-las como parte de uma teia de relações que potencializam o movimento agroecológico.

As informações cadastradas estarão disponíveis publicamente, caso autorizado, na plataforma Agroecologia em Rede (AeR), uma plataforma construída pelo movimento agroecológico para dar visibilidade e promover diálogos e convergências às ações de agroecologia em todo Brasil. Contamos com seu apoio e participação para mapearmos quem constrói a agroecologia diariamente em seus territórios.

111

Fichas cadastradas*

*Este número representa somente o total de fichas com autorização para publicação.

10

Redes mapeadas

101

Experiências mapeadas

Publicações