Mapeamentos
Realizar um processo de sistematização e mapeamento no Agroecologia em Rede (AeR) requer um olhar cuidadoso e qualificado para o território e para os sujeitos que protagonizam as experiências de agroecologia. Para o AeR, a ecologia de saberes e a valorização das diversas formas de construção do conhecimento protagonizadas pelos próprios sujeitos são importantes para que os saberes sejam contextualizados e plurais, assim como é a própria agroecologia.
Dessa forma, todo processo de mapeamento desenvolvido no AeR requer o que chamamos de ente mapeante, uma organização responsável por conduzir o processo de pesquisa e por garantir o cuidado em relação às informações que serão cadastradas na plataforma. Muito além da simples coordenação de uma pesquisa, os entes mapeantes são guardiões e guardiãs dos saberes no AeR. Para saber mais, clique em Entenda os Dados.
Para incluir sua experiência no AeR, consulte quais mapeamentos estão com cadastramento ativo:
Mapeamento de Agroecologia e Justiça Climática
A pesquisa-ação “Redes de agroecologia no enfrentamento às mudanças climáticas: uma pesquisa-ação desde os territórios” está mapeando experiências de agroecologia desenvolvidas por organizações, movimentos sociais, redes, grupos e coletivos nos territórios diante das mudanças climáticas.
Mapeamento de experiências de abastecimento popular e solidário no estado do Rio de Janeiro
Sistematização de 260 experiências orientadas à produção e ao abastecimento popular do estado do Rio de Janeiro, lideradas por redes locais e movimentos sociais.
XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA)
Mapeamento das atividades preparatórias para o XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado entre os dias 20 e 23 de novembro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro. São processos preparatórios descentralizados territoriais e locais, nos diferentes estados do Brasil, visando a promoção da construção coletiva do conhecimento agroecológico.
Observatório da produção orgânica e agroecológica em Minas Gerais
Identificação, sistematização, mapeamento e georreferenciamento de organizações e suas experiências com ações e projetos que contribuem para o fortalecimento da agroecologia e produção orgânica em Minas Gerais. O mapeamento resultou na sistematização de 35 experiências.
Mapeamento da Agroecologia no Estado de São Paulo
Cadastramento de experiências, organizações e redes que atuam diretamente na promoção, incentivo, apoio e execução de experiências agroecológicas no Estado de São Paulo, resultando na sistematização de 10 redes e 99 experiências mapeadas.
Políticas Públicas e Normativas que fortalecem a Agroecologia
Levantamento de políticas públicas e normativas estaduais que fortalecem a agroecologia e a soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN). Essa iniciativa de pesquisa e mobilização deu origem ao mapa interativo online com uma síntese de cada uma das 511 normativas e políticas públicas identificadas.
Agroecologia nos Municípios
Por meio da incidência política, a iniciativa desenvolveu 59 experiências-piloto de mobilização para a construção de políticas públicas municipais em agroecologia. São políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia.
Redes Ecoforte
Sistematização de 25 redes de agroecologia para o desenvolvimento dos territórios, por meio de intercâmbios entre as redes e apoio à reflexão nos territórios a respeito da atuação das organizações, ampliando a visibilidade aos efeitos positivos gerados pelas ações coletivas de promoção da agroecologia.
Municípios Agroecológicos e Políticas de Futuro
Mapeamento de 732 iniciativas – entre políticas públicas, programas e legislações – que apoiam a agroecologia e a agricultura familiar em todo o Brasil, com a elaboração de carta compromisso para incidência nas candidaturas das eleições de 2020.
Núcleos de Agroecología en Latinoamérica
Proceso colectivo y colaborativo de visibilización de las múltiples y diversas iniciativas que promueven e implementan la agroecología. El mapeo identificado y caracterizado la presencia de la agroecología en el continente en instituciones de formación, enseñanza, investigación y asesoría.
Tecendo Redes de Experiências em Saúde e Agroecologia
Mapeamento e sistematização de 170 diferentes experiências em saúde e agroecologia no Brasil. Os resultados da pesquisa destacam a articulação entre as práticas/saberes e as diversas estratégias coletivas, construídas a partir de princípios solidários e direcionadas à transformação das condições de saúde e vida das populações e ambientes.
Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia
A iniciativa mapeou 292 ações de abastecimento agroalimentar, de resiliência e solidariedade que foram adaptadas ou criadas frente à pandemia da Covid-19, ampliando o acesso da população brasileira à comida de verdade.
NEA – Núcleos de Estudos em Agroecologia
O mapeamento conduzido pelo projeto de Sistematização de Experiências entre 2015 e 2017 identificou mais de 120 NEAs no Brasil. Inovações brasileiras, os NEAs representam ambientes de integração entre ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia.
Pesquisa-ação Comida de Verdade nas Escolas – Experiências do PNAE
Iniciativa de pesquisa sobre experiências de acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que aponta os desafios, avanços e inovações na implementação. Foram sistematizados nove estudos de casos realizados em sete municípios de diferentes estados.
Quer realizar um mapeamento?
Para a formação da base do Agroecologia em Rede, cada mapeamento é único e possui uma curadoria própria, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas e a sistematização de experiências a partir das necessidades específicas de quem mapeia. Há muitas formas de tecermos juntas e juntos nossa atuação em rede.
E possível contribuir com a construção desse sistema integrado de informações em agroecologia através do envolvimento em caminhos já abertos (convergências) e pela promoção de integrações entre diferentes iniciativas (diálogos).
Saiba mais sobre a metodologia para criação de processos mapeantes e venha conosco tecer essa rede!