Ação de vigilância em saúde e agroecologia no município de Upanema/RN
A ação de incidência para o fortalecimento da agroecologia no município de Upanema, vem sendo construída pelas organizações da sociedade civil: O Sindicato Dos/As Trabalhadores/As Rurais aa Agricultura Familiar, - STRAF e Associação da feira da agricultura familiar com a produção e comercialização de alimentos saudáveis
Fórum da Agricultura Familiar de Upanema, a rede xique xique, a Comissão da Pastoral da Terra, a Marcha Mundial das Mulheres, a ASA Potiguar, o Centro Terra Viva, o Centro Feminista 08 de Março do Instituto Sertão Verde e os gestores públicos: Prefeito e as Secretárias de saúde, Ação Social, Educação e a Secretaria de agricultura e meio ambiente do município de Upanema-RN.
A produção e comercialização de alimentos saudáveis, a criação de leis favoráveis ao desenvolvimento da agroecologia no município com uma política pública favorável a agroecologia, inclusive com investimentos realizados, embora o município apresente também dificuldades em relação a comercialização da produção, evidenciada pela realidade dos problemas de estiagem que tem dificultado a produção para a comercialização.
Desde a primeira reunião essa participação da sociedade civil tem sido assídua com debates e reflexões acerca do fortalecimento da agroecologia e da economia solidária nesse município. Posto que durante a primeira reunião realizada foi identificada a necessidade de organização de um processo que viesse fortalecer agricultores/as que já produzem a partir dos princípios da agroecologia e economia solidária no município. Esses/as agricultores/as estão organizados por meio da Associação da feira da agricultura familiar e Rede Xique Xique e já participam de programas de fomento à agroecologia por meio de projetos e programas, desenvolvidos ou pelo poder público ou pelas instituições de ATER. Na reunião, realizada no dia 13 de maio, foi apresentado pelo Secretário de Agricultura do município a existência de Leis que são favoráveis à agroecologia no município, sendo essas por ele aprovadas, quando então vereador, eleito pelo Partido dos Trabalhadores/as de Upanema. Atualmente como Secretario da Agricultura Familiar, tem dedicado maior atenção à produção da agricultura familiar e agroecológica.
A reunião realizada no dia 23 de junho com a presença de do Sindicato, da Associação da Feira da Agricultura familiar, movimentos e organizações, secretárias/o municipais e instituições de ATER local, foi colocado em evidência a importância da produção e consumo de alimentos saudáveis para o consumo local, a presença da feira da agricultura familiar no município, a necessidade de sua ampliação, o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, ativo no município, assim como o Programa Municipal de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária- PMCAFES, que busca adquirir no mínimo 30% de gêneros alimentícios da agricultura familiar pelo município, a organização da Semana da agricultura familiar, bem como os potenciais produtivos, sobretudo das mulheres, a necessidade do município acessar mais os mercados institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e fortalecer a comercialização local, assim como o fornecimento de produtos para fortalecer a Central de comercialização da agricultura familiar. A necessidade de um processo permanente de organização da produção e comercialização da agroecologia, mediante as leis que são favoráveis à agroecologia, sendo esses os aspectos motivadores para a ação e incidência do município.
No decorrer das atividades, ouve a apresentação e debate sobre as politicas pulblicas municipais existentes no município e que fortalecem a agroecologia: Lei do Sistema de Insperção Municipal - SIM, Lei da semana da agricultura familiar e Lei do Meio ambiente e a Lei que institui o Programa Municipal de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária- PMCAFES.
Aspectos que foram mobilizadores para a construção de uma proposta sobre a realidade da saúde e da agroecologia no município. Para a questão do fornecimento de produtos da agroecologia e agricultura familiar, tanto para o PMCAFES como para a Central da Agricultura Familiar, foi vista a necessidade de construção de um Diagnostico que identificasse quem são as pessoas que produzem a agroecologia no munícipio e também a realização de um Plano de organização da produção e da comercialização da agroecologia e agricultura familiar no município.
As representações da Secretaria de Saúde e Educação, apontaram também a necessidade de retomada de um projeto sobre Farmácia Viva e plantio de alimentos nas escolas, sendo que essa ação integra a proposta da Secretaria de Agricultura familiar e meio ambiente em realizar plantio de hortas nas escolas e também de diagnosticar a realidade da saúde no município com a situação da pandemia e suas restrições.
Durante uma das reuniões virtuais realizadas, foi identificada a necessidade de um espaço de dialogo e de ações que pudesse gestar esse processo, sendo também de diálogo e convergência de políticas públicas e de proposição de ações para dar conta dos desafios e dificuldades identificadas. Sendo assim proposto a criação de um Comitê de Vigilância em Saúde e Agroecologia, composto por organizações da sociedade civil e do poder público. Os objetivos, formato, papel e organização do Comitê foram também definidos nesse processo de mobilização o que culminou na realização de um Ato Solene realizado para a criação do Comitê de Vigilância em Saúde e Agroecologia, instalado pelo Prefeito e Câmara Municipal. Esse processo tem contado com o apoio da FIOCRUZ, tanto na construção da proposta como no comprometimento em relação ao acompanhamento das ações do Comitê para o ano de 2022.
Anexos
Abertura da atividade de criação do Comitê de Vigilância popular em saúde e agroecologia
Dimensões: 1024px x 768px
Tamanho: 101774 bytes
Anexo 2
Tamanho: 186194 bytes
Anexo 3
Tamanho: 669912 bytes
Anexo 4
Tamanho: 285768 bytes
Anexo associado aos antecedentes da experiência de incidência
Tamanho: 99593 bytes
Anexo associado aos antecedentes da experiência de incidência
Tamanho: 2225437 bytes
Anexo associado aos antecedentes da experiência de incidência
Tamanho: 186194 bytes
Anexo associado aos antecedentes da experiência de incidência
Tamanho: 217880 bytes
Anexo associado aos antecedentes da experiência de incidência
Tamanho: 461350 bytes
Anexo associado aos antecedentes da experiência de incidência
Tamanho: 410742 bytes