
Mulheres e Saberes Ancestrais, em Nazaré Paulista
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Mulheres e Saberes Ancestrais, em Nazaré Paulista
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Localização, identificação, reconhecimento e valorização de mulheres agricultoras que possuem conhecimentos e práticas ancestrais, relacionadas especialmente com a utilização de plantas nativas. Estamos um uma região de alto atributo ambiental, com um ecossistema conservado e nas margens do Reservatório do Rio Atibainha. As mulheres, idosas, agricultoras e iletradas, tem manejo com as plantas medicinais e tratam a população com fórmulas de saúde e bem estar. Sou agricultora e moradora na região, certificada pelo Protocolo de Transição Agroecológico. Na nossa unidade rural temos uma agrofloresta, com frutas nativas e processamento delas.
Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Município e Estado da experiência:
Nazaré Paulista (SP)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Atibaia (SP), Campinas (SP), Nazaré Paulista (SP), Piracaia (SP)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2013
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Campanhas de comunicação e mobilização social
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Consumidoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Erosão do solo
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Barraginhas ou caixas de contenção de enxurradas (caixas secas), Bioágua, Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fogões ecológicos, Fossa bananeira, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Manutenção de Reserva Legal e APP
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Cuidados à saúde, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Articulação com instâncias governamentais, para a criação e fortalecimento de espaços de diálogos em que todos possam ter a palavra. Há de se fortalecer o exercício do diálogo e o respeito às diversidades. Criação e manutenção de coletivo de mulheres, registro e socialização das práticas comunais, encontros com instâncias várias para fortalecimento e ações.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Lei da Agricultura Orgânica (Certificação)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
-
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@rppncaete
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
-
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas