Universidade Federal do Piauí
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, sendo a maior universidade do estado do Piauí e uma das principais da Região Nordeste do Brasil. Está sediada em Teresina, com o campus Ministro Petrônio Portela e possui campus nas cidades de Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano. É reconhecida pela qualidade no ensino superior, estando entre os principais centros brasileiros de excelência na docência, educação e pesquisa. A UFPI possui 98 cursos de graduação e 48 programas de pós-graduação, divididos em mestrado e dourado, sendo ao todo 53 cursos. Atua ainda no ensino básico e é uma das principais promotoras de pesquisa no Piauí.
O Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), sediado em Picos, foi criado no ano de 1982 e conta atualmente com 11 Cursos de Graduação, sendo seis Licenciaturas: Ciências Biológicas, Educação do Campo/Ciências da Natureza, História, Letras, Pedagogia e Matemática; e cinco Bacharelados: Administração, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Sistemas de Informação. Desta feita, o CSHNB assume a responsabilidade social de formar cidadãos, estimular o desenvolvimento regional, a produção e a disseminação de conhecimentos nas diversas áreas das ciências, das culturas e das tecnologias.
O Projeto da Feira do CSHNB (intitulado "A feira é livre no espaço universitário: aproximando a agricultura familiar ao ambiente acadêmico do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros") é coordenado pela Profa. Tamaris Gimenez Pinheiro (docente) juntamente com a Pedagoga Daniela Rosa Alves da Silva Pereira (técnica-administrativa) desde 2016 e tem como objetivo proporcionar um espaço dentro da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), para a comercialização semanal permanente de produtos da agricultura familiar do município de Picos, Piauí, a fim de oportunizar o fortalecimento do setor e melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas no projeto. Na feira se comercializa itens produzidos por meio de técnicas agrícolas ecológica, social e economicamente sustentáveis e justas, cujo princípio norteador é a garantia da soberania alimentar e nutricional com base na agroecologia.
Com o isolamento social exigido como medida de enfrentamento da pandemia do COVID 19, o projeto teve que sofrer modificações e passou a ser uma ação de prestação de serviço cadastrada no Projeto de Extensão “Em busca de extensionistas para o enfrentamento do coronavírus”, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura dessa Instituição de Ensino sob o título “Fique em casa e garanta a feira: alternativas para a comercialização dos produtos da agricultura familiar em tempo de pandemia”, cujo objetivo foi proporcionar ferramentas e espaços alternativos para as/os agricultoras/es familiares que participam do projeto possam comercializar com segurança seus produtos. Para isso, as vendas passaram a ocorrer virtualmente com o uso de um site, com cada pedido sendo previamente separado para garantir rapidez e agilidade na entrega, a qual funciona num sistema semelhante ao drive thru. Assim, o projeto tem proporcionado experiências exitosas tanto com vendas presenciais quanto online. Com essa última se mostrando representativamente eficiente para escoamento da produção que iria se perder devido a quarentena, que impedia a comercialização em feiras livres no município.
Anexos
Relatório de Prestação de Serviço_Feira CSHNB
Tamanho: 2322225 bytes