Rede emaranhadas

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Rede Emaranhadas

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O objetivo da Rede perpassa pela identificação das percepções e das condições socioeconômicas das mulheres da Rede, além de promover ações que favoreçam o quadro socioeconômico, apresentando alternativas sustentáveis de geração de renda. A fortificação da luta coletiva das comunidades apoiadas pelas mulheres e, paralelamente, a visibilidade das questões climáticas e socioambientais do Maranhão. Outro objetivo é a implementação de mecanismos que permitam a participação ativa dos territórios em ações de litigância e luta coletiva perante os conflitos socioambientais. Por fim, há a oferta de espaços de acolhimento e autocuidado para apoiar as mulheres em meio ao contexto socioambiental que têm enfrentado. Formações baseadas no empreendedorismo sustentável, além da realização de feiras agroecológicas e solidárias com as mulheres, em alusão ao Dia da Amazônia.

Estado da experiência:
Maranhão (MA)

Município e Estado da experiência:
São Luís (MA)

Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios

Quais municípios esta experiência abrange?
Paço do Lumiar (MA), Raposa (MA), São Luís (MA)

Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana

Em que ano se iniciou a experiência?
2021

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento

Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização

Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Pontos de venda eventuais (barracas avulsas, venda em carro e na estrada)

A experiência pode ser associada a quais temas?
Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Economia Solidária e outras economias, Mulheres e Feminismos, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es Urbanas/os, Artesãs/ãos, Movimento de mulheres/feminista

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 30 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Matas, Rios, Mangue

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Incidência municipal e estadual; realização de campanhas em coalizão participação em fóruns e redes.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de livro ou cartilha, Assessoria de imprensa

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, Feiras, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
www.emaranhadas.org

Indique o e-mail institucional:
emaranhadasma@gmail.com

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
e.maranhadas

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos

Anexos

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Anexe fotos para representar a experiência: