Programa Estadual de Artesanato (Proart)


O Programa do Artesanato do Estado do Rio Grande do Norte (PROARTE-RN), foi criado pela Lei Complementar  Nº 599, de 31 de julho de 2017. Tem por finalidade fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar, de forma integrada com o turismo e a cultura, visando a melhoria das condições de vida dos artesãos e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado. Prevê ações de formação, capacitação e qualificação profissional, além da divulgação e comercialização da produção e acesso ao crédito entre outros aspectos. Com essa Lei em vigor, o/a artesão/ã também têm acesso a Carteira Nacional do Artesão.
Em 2021, foi publicado o Decreto Nº 30.724 de 09 de de julho de 2021 para a Construção do Plano Estadual do Artesanato Potiguar como um instrumento de gestão da Política Estadual do Artesanato e a sistematização do conjunto de atividades desenvolvidas pelo trabalho com artesãos e artesãs do Estado, por meio da realização de ações de fortalecimento e fomento do desenvolvimento do artesanato potiguar, de forma integrada com o turismo e a cultura, visando a melhoria das condições de vida dos artesãos e a preservação dos aspectos culturais e ambientais do Estado.
Para fortalecer a comercialização do artesanato potiguar, o Governo incentiva a realização e participação em Feiras e Eventos como: Feira Internacional de Artesanato- 26º FIART, Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras- DF, 22º Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE), Brasil mostra Brasil- João Pessoa, CONAPE- Conferência Nacional Popular da Educação, 8ª FEMPTUR e 13º Fórum de Turismo do RN, 37ª FAMUSE- Feira do Artesanato dos Municípios do Seridó/RN.

Número da política (se houver)LEI COMPLEMENTAR Nº 599, DE 31 DE JULHO DE 2017

População total do estado.3.168.0127

População urbana2.464.991

População rural703.036

Estimativa de público beneficiário pela política estadual2.000 pessoas

Instrumento legal (ou ato normativo) que institui a políticaLei

Principal ente executor/gestorGoverno Estadual

Principal ente financiadorGoverno Estadual

Há algum órgão colegiado com participação popular que exerça o controle social desta política pública?Não

Qual a situação atual da política pública?Vigente (existe e possui estrutura pública para sua operação, mas seu orçamento é incerto)

Anexos

Anexo 1

Tamanho: 1216245 bytes

Anexo 2

Tamanho: 219661 bytes

Anexo 3

Tamanho: 179727 bytes