Processo de Incidência Agroecológica em Jacobina - BA
A implementação da iniciativa de incidência AnM no município de Jacobina - BA teve como organização de referência a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar do Piemonte (COFASPI), criada em 2003 e vinculada a importantes redes e coletivos no estado, tais como a Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA) e a Articulação do Semiárido (ASA). A AABA é um espaço de convergência entre diversas organizações que apoiam a agroecologia, a agricultura familiar e a segurança alimentar e nutricional no estado. A partir da AABA constituiu-se um grupo de trabalho com o objetivo de acompanhar e refletir sobre os caminhos e as estratégias de atuação no município de incidência. O GT AnM da AABA é composto pelo Serviço de Assessoria a Organizações e Populações Rurais (SASOP), pelo Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pela própria COFASPI e pelo consultor estadual. Nos 3 primeiros meses o GT da AABA e a COFASPI foram os principais espaços de articulação da incidência, foram realizadas diversas reuniões junto a estes grupos com o objetivo de entender e aprofundar conhecimentos e informações com relação ao histórico do território, às potencialidades e aos desafios encontrados para a incidência em Jacobina.
Esta primeira etapa foi realizada de forma virtual. Entretanto, esse formato de interação foi ficando limitado. Daí que o consultor, a organização de referencia local e a AABA, concluíram que seria oportuno realizar um evento presencial local. Assim foi articulada a atividade de lançamento oficial da iniciativa AnM em Jacobina, ocorrida no dia 24.08, agregando uma diversidade de organizações locais. O evento contou com a presença do prefeito Tiago Dias, de representantes das secretarias municipais, agricultoras/es, conselhos, universidade e outras organizações locais da sociedade civil. Nesta oportunidade, o prefeito que já havia assinado a carta compromisso “Por Políticas de Futuro” da Agroecologia nas Eleições, demonstrou, publicamente, seu apoio à agricultura familiar camponesa e à agroecologia, participando integralmente da atividade e assinando simbolicamente, junto com representantes da sociedade civil, a carta compromisso da AnM. Após o laçamento, houve uma reunião de avaliação e de definição dos próximos passos.
A reunião foi estratégica, pois oportunizou um diálogo mais aprofundado para a identificação dos temas de incidência política a partir das experiências e trajetórias das/os sujeitos/as locais e consolidou a constituição de uma Comissão Executiva para a Mobilização do Processo de Incidência. Esta comissão foi composta por cinco organizações da sociedade civil - COFASPI, FEPHAAJA (Fundação Educativa Popular Padre Alfredo Haasler e José Assis dos Santos), ASPAFF (Associação de Ação Social e Preservação das Águas Fauna e Flora da Chapada Norte), APPJ (Associação dos Pequenos Produtores de Jaboticaba) e COOPESER (Cooperativa de Consultoria, Pesquisa, e Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável) e por duas Secretarias Municipais - Educação e Agricultura, e pelo Conselho do Meio Ambiente e pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
A partir da mobilização social gerada pela Comissão foi criado o Fórum Permanente Agroecológico de Jacobina (21.10.2021), entendido como espaço de diálogo entre a sociedade civil e o poder público e também como instrumento estratégico encarregado de coordenar o processo de incidência agroecológica. Na atividade de lançamento do Fórum, além dos momentos de mística e de depoimentos dos participantes, houve trabalhos de grupo que debateram 5 temas de incidência: Educação Contextualizada; ATER Agroecológica e Agricultura Familiar; Gênero e Geração; Associativismo, Cooperativismo e Associações de Base Comunitárias; Preservação Ambiental e Turismo Sustentável. Um desdobramento imediato do Fórum foi a solicitação de uma audiência pública na Câmara de Vereadores para o dia 30.11 com o objetivo de pautar o debate sobre Jacobina: Cidade Agroecológica e discussão para promulgação da Lei Municipal de Agroecologia. Assim, resultado da articulação entre movimentos sociais, organizações da sociedade civil e Poder Público, a Câmara Municipal de Jacobina aprovou no dia 17 de dezembro o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Política Municipal de Agroecologia e Convivência no Semiárido, estabelecendo também as diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Agroecologia e Convivência no Semiárido. O PL é resultado de um processo de sensibilização e articulação popular que, antes mesmo de sua aprovação, já significa uma importante vitória do movimento agroecológico, da agricultura familiar e da população de Jacobina. Trata-se de uma lei de iniciativa popular no construída no espaço do Fórum Permanente Agroecológico. Além da capacidade de articulação política das organizações do Fórum, foram também importantes o apoio do prefeito municipal, Tiago Dias (PCdoB), e dos vereadores Valnei dos Anjos e Ronivon Martins (PCdoB), Martins Santos (PT), quem apresentou e dou entrada ao PL, e Cleber Ramos (Cidadania). A lei aprovada pela Câmara, que agora segue para a sanção do Poder Executivo, determina que as políticas públicas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da convivência no semiárido sejam integradas e articuladas e que expressem assertivamente a implementação de sistemas de produção agroalimentares que garantam a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
Anexos
Card de lançamento da Iniciativa Agroecologia nos Municípios em Jacobina - Acervo AnM - Bahia.
Dimensões: 1080px x 1080px
Tamanho: 155645 bytes
Assinatura da Carta Politica do Fórum Permanente Agroecológico de Jacobina por representantes do Poder Executivo, do Poder Legislativo e da Sociedade Civil - Acervo AnM - Bahia.
Dimensões: 1600px x 1200px
Tamanho: 187106 bytes
Apresentação e debate da Iniciativa AnM em Jacobina - Acervo AnM - Bahia.
Dimensões: 2560px x 1696px
Tamanho: 646153 bytes
Audiência Pública de Apresentação do Projeto de Lei Municipal de Agroecologia e Convivência com o Semiárido - Acervo AnM - Bahia.
Dimensões: 1500px x 1000px
Tamanho: 163519 bytes
Reunião de Apresentação da Iniciativa Agroecologia nos Municípios na AABA e com organizações e movimentos parceiros - Acervo AnM - Bahia.
Dimensões: 1280px x 719px
Tamanho: 152966 bytes
Anexo 6
Tamanho: 556190 bytes
Anexo 7
Tamanho: 1670771 bytes
Anexo 8
Tamanho: 1193976 bytes
Anexo 9
Tamanho: 728975 bytes
Anexo associado aos antecedentes da experiência de incidência
Tamanho: 842003 bytes
Anexo associado aos antecedentes da experiência de incidência
Tamanho: 3196153 bytes
Anexo associado aos antecedentes da experiência de incidência
Tamanho: 1858494 bytes