Extrativismo costeiro e marinhos

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Extrativismo costeiro e marinhos

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
No período sazonal, ocorre a coleta de frutíferas nativas nas matas de transição de terra firme para o manguezal, além da pesca artesanal de curral, uma tecnologia ancestral, com diversidade de peixes e potencialidade no inverno amazônico, de janeiro a junho. No período de transição entre safras, do inverno ao verão, os extrativistas costeiros e marinhos migram para as roças de cacau, acerola e pimentais, principalmente as mulheres costeiras e marinhas, em outros municípios, do sul do Pará até a fronteira com o Maranhão, até meados de setembro, no final das colheitas, quando começa a safra do verão, composta pelos mariscos (frutos do mar: camarão, ostra, sirnambi, sururu, mexilhões, caranguejo, turu, etc.). O siri tem seu período de safra no inverno, entre março e maio.

Também há potencial de ocupação e complemento de renda com o extrativismo vegetal (mourões – madeiras para construção de currais de pesca), criação de pequenos animais (patos, galinhas), cercas de quintais, lenha para consumo (especialmente no cozimento do camarão), produção de carvão, palhas para cobertura de barracas e casas de passagem e/ou transição nos ranchos pesqueiros, e produção de artesanato com madeiras mortas, sementes, escamas de peixes, cascas de mariscos, etc.

Observação: Esta experiência é das reservas extrativistas costeiras e marinhas no litoral do Pará, na região do Salgado. Quero deixar registrada uma realidade de "fronteira de soberania alimentar, de um modo de vida ancestral, com justiça climática". Não tem a ver com Abaetetuba.

Estado da experiência:
PA

Município e Estado da experiência:
Abaetetuba (PA)

Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2000

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)

Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Outros

Qual outro?
Garantia dos MARETÓRIOS, COM REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, INFRAESTRUTURA, FORTALECIMENTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES SÓCIAS CUIDADOS EFETIVOS COM OS POVOS, COMUNIDADES BENS DA NATUREZA, A SOCIOBIODIVERSIDADE

A experiência pode ser associada a quais temas?
Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Povos e Comunidades Tradicionais

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Extrativistas costeiros e marinhos

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Aumento da temperatura, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental)

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 30 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Mar, Mangue

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo da água, Diversificação e consórcio de culturas, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Manutenção de Reserva Legal e APP, Outras

Qual(is) outra(s)?
Mapeamento do estuário costeiro marinho, para conservação e uso Sustentável

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Criação de Planos de Gestão de Risco, Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas, Outro

Qual(is) outro(s)?
Buscas, fortalecimento para participação qualificada dos grupos sociais

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Com muito sacrifício pela falta de apoio e fomento, as ações têm ausência de política efetiva de participação social.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Outra

Qual(is) outra(s)?
SUS

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Não foi desenvolvida nenhuma ação ou produto de comunicação

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Outros

Indique qual(is) outro(s) canais de comunicação e o link de acesso para eles:
Corpo a corpo, as pernas são curtas e poucas

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Não

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
Não existem

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

acesso tem se Não

Anexe fotos para representar a experiência:

Foto: