Estratégias e espaços educativos no âmbito do Núcleo de Agroecologia e Campesinato – UFRPE

O Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFRPE resultou de iniciativas que remontam aos idos de 1998 quando várias experiências já configuravam processos educativos concatenados com a realidade de comunidades rurais, pois construídos à luz de sólidas relações com os movimentos sociais e organizações governamentais e não governamentais. Contudo, no presente trabalho vamos nos deter em relatar as experiências educativas que surgiram no âmbito do processo de transição agroecológica que está em curso no Assentamento Chico Mendes III. Numa tentativa, sempre renovada, estamos buscando realinhar e relacionar ações que contemplem uma aproximação do ensino, pesquisa e extensão. Para tal, temos nos valido da pesquisa–ação, da metodologia Campesino a Campesino (CAC) e dos pressupostos da Extensão Rural Agroecológica como inspiradores metodológicos para desenvolver processos educativos transformadores e emancipatórios. Também, como espaço de formação formal dos alunos das ciências agrárias. E é precisamente a partir do acompanhamento da aprendizagem experiencial protagonizada pelos camponeses experimentadores e dos estudantes que se vislumbra uma oportunidade ímpar para se vivenciar processos educativos autênticos, autônomos e coletivos de educação agroecológica. Ademais, é no contato com esse cenário que estão se forjando os primeiros passos para se estruturar, num futuro próximo, o embrião daquilo que poderá significar experiência autêntica de Educação de base agroecológica, da qual fazem e farão parte estudantes, professores e técnicos do NAC.

Anexos

Anexo 1