
Desconcretar para plantar sonhos
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Desconcretar para plantar sonhos
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O projeto Desconcretar para Plantar Sonhos é uma iniciativa de educação ambiental que alia teoria e prática para transformar o ambiente escolar em um espaço mais verde, sustentável e colaborativo. Com foco na arborização urbana e no fortalecimento da consciência ecológica, o projeto desenvolve ações educativas e práticas voltadas à preservação dos recursos naturais e ao envolvimento da comunidade escolar.
Dentre as principais ações realizadas, destacam-se a formação de professores sobre técnicas de plantio e temas ambientais, o planejamento e desconcretamento de uma área de 100m² no terreno da escola, e o plantio coletivo de 25 árvores nativas e frutíferas. Essas atividades foram integradas ao currículo escolar e envolveram estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral, professores, pais e demais membros da comunidade.
O projeto também implantou um jardim de chuva, promovendo o aprendizado sobre drenagem urbana e a importância da permeabilidade do solo. Além disso, estão sendo desenvolvidas ações contínuas de monitoramento das árvores e atividades pedagógicas, como oficinas, rodas de conversa e palestras sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.
Ao engajar diferentes públicos e valorizar a prática interdisciplinar, o projeto transforma o espaço escolar em um laboratório vivo de educação ambiental, promovendo a cidadania ecológica e incentivando práticas sustentáveis dentro e fora da escola.
Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)
Município e Estado da experiência:
Belo Horizonte (MG)
Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana
Em que ano se iniciou a experiência?
2024
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Atividades de formação e capacitação
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Urbanas/os, Crianças
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Deslizamento de áreas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Erosão do solo, Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Manejo da água, Conservação do solo, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Plantio de árvores e reflorestamento, Jardins de chuva
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Organização de grupos e comunidades
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
No projeto "Desconcretar para Plantar Sonhos", os estudantes secundaristas do Ensino Médio em Tempo Integral atuam como protagonistas no enfrentamento às mudanças climáticas dentro do contexto escolar. Sua atuação é central tanto no desenvolvimento das ações quanto na mobilização da comunidade, consolidando o papel da juventude como agente transformador na construção de um futuro mais sustentável.
Esses jovens foram capacitados por meio de oficinas com o Coletivo Matagal — um grupo de arquitetos engajado em práticas sustentáveis — e também com o apoio de professores e servidores da escola. A formação abordou desde conceitos técnicos até estratégias de mobilização e sensibilização comunitária.
Entre as principais estratégias utilizadas pelos estudantes, destacam-se:
Manejo e manutenção dos jardins de chuva, fundamentais para a drenagem sustentável da água e a mitigação de impactos urbanos;
Elaboração do projeto dos jardins de chuva, aplicando conhecimentos interdisciplinares adquiridos nas aulas e nas formações;
Cuidados com as mudas plantadas, assegurando o crescimento saudável das árvores e o monitoramento dos impactos ambientais positivos;
Mobilização social, promovendo o engajamento da comunidade escolar e local através de ações educativas e colaborativas.
Essas ações demonstram o protagonismo juvenil na prática ambiental cotidiana e refletem um modelo de educação que vai além da sala de aula, promovendo autonomia, responsabilidade socioambiental e compromisso com a mitigação das mudanças climáticas.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/paulodinizchagas/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/paulodinizchagas/
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Combate (ou combateu) à desinformação
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://docs.google.com/document/d/1wWs90qHAaWRfuXmsqfTcYKCsLhfrSWeTo7YQoVXMIc0/edit?usp=sharing
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: