Curso de Escuta Sensível


O Curso de Escuta Sensível surgiu a partir de um edital emergencial interno da UFSB para a COVID-19 e o curso já está em andamento com sua primeira turma online. São 90 participantes e a previsão é de uma segunda turma iniciando em 22/10/2020.
Trata-se de uma ferramenta poderosa no apoio psíquico e emocional de profissionais da saúde, educadores, estudantes, líderes comunitários e qualquer que se disponha a aprender essa tecnologia leve da Escuta Sensível baseada na Abordagem Transversal e na empatia.

1. Identificação

Nome da organização que está registrando a experiênciaUniversidade Federal do Sul da Bahia

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Sim, é uma experiência nova

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaCuidado em saúde

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Não

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Masculino
  • Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Preta
  • Parda
  • Branca
  • Indígena
  • Amarela

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 30 a 60 anos
  • Acima de 60 anos
  • De 15 a 29 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

  • Terapia comunitária integrativa
  • Outra

Qual outra?Escuta Sensível

Outras práticas não especificadas nas opções anteriores Escuta Sensível

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Curso de capacitação e treinamento
  • Intercâmbio/vivência
  • Rodas de conversa e oficinas
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos

9. Resistências e ameaças

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoTeixeira de Freitas, Prado, Itamaraju, Caravelas, Prado, Itamaraju, Caravelas

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental

  • Extrativistas
  • Trabalhadoras/es rurais sem terra
  • Povos indígenas
  • Agricultor(a) familiar
  • Caiçaras
  • Pescadoras/es artesanais
  • Povos e comunidades de terreiro ou de matriz africana
  • Quilombolas
  • Moradores/as em periferias, ocupações ou favelas

Atividade(s) geradora(s) do conflito

  • Especulação imobiliária
  • Extrativismo predatório
  • Indústria do turismo
  • Madeireiras
  • Monoculturas
  • Pecuária
  • Sobreposição com áreas protegidas (Unidades de Conservação)
  • Pesca ou caça predatória
  • Aterros sanitários, incineradores, lixões e usinas de reciclagem
  • Atuação do Judiciário e/ou do Ministério Público
  • Agrotóxicos
  • Agroindústria/agronegócio

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)

  • Alteração no ciclo reprodutivo da fauna
  • Alteração no regime tradicional de uso e ocupação do território
  • Contaminação ou intoxicação por substâncias nocivas
  • Desmatamento
  • Erosão do solo
  • Exploração no trabalho
  • Falta de saneamento básico
  • Falta/irregularidade na autorização ou licenciamento ambiental
  • Falta/irregularidade na demarcação de território tradicional
  • Incêndios e/ou queimadas
  • Invasão/dano a área protegida ou unidade de conservação
  • Mudanças climáticas
  • Poluição atmosférica
  • Poluição de recurso hídrico
  • Poluição sonora
  • Poluição do solo
  • Precarização/riscos no ambiente de trabalho
  • Urbanização desordenada

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Acidentes
  • Alcoolismo e/ou uso problemático de outras drogas
  • Contaminação ou intoxicação por agrotóxicos
  • Contaminação química
  • Desnutrição
  • Doenças transmissíveis
  • Falta de atendimento médico
  • Fome
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Obesidade
  • Suicídio
  • Doenças não transmissíveis ou crônicas
  • Violência - assassinato
  • Violência - lesão corporal
  • Doenças respiratórias
  • Violência sexual/abuso
  • Piora na qualidade de vida
  • Violência psicológica/assédio

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Não, a experiência não está envolvida no conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Instagram
  • Site
  • Whatsapp/Telegram
  • Facebook/Messenger

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?O Curso de Escuta Sensível pode ser realizado sob demanda de instituições públicas, privadas ou de terceiro setor, podendo ser focado em temas ou demandas específicas como clima organizacional, saúde psíquica, profissionais de saúde, educadores, estudantes, lideranças comunitárias, etc.