Agroecologia unindo campo e cidade no município de Paulista
Em Paulista, a conjuntura política anterior à iniciativa e a invisibilidade acerca da agricultura de base agroecológica e da população de agricultoras/es, resultou em um contexto difícil para a agroecologia e demais temáticas da AnM. Tanto pela gestão pública quanto pelas instituições oficiais, como o IBGE, não é realizada pesquisas sobre a agricultura no município, e consequentemente não se conhece a riqueza e a diversidade de práticas produtivas presentes no território. Pesquisas são fundamentais, elas geram dados importantes que fomentam o debate acerca das políticas públicas. Nesse sentido, tal contexto atingia a própria população de agricultoras/es, que não conseguiam se conectar e fortalecer a agricultura de base agroecológica. Nesse sentido, a iniciativa AnM foi fundamental para envolver as agricultoras e agricultores, buscando costurar e fortalecer as ações em rede no município. Com isso, a principal estratégia do plano de incidência esteve centrada nos intercâmbios entre as experiências agroecológicas do Paulista. É importante destacar que os momentos de intercâmbio era pensado coletivamente, inclusive no sentido de pensar estratégias de transporte, deslocamento e alimentação do grupo. Especificamente em relação à alimentação, cada um/uma levava um lanche ou bebida, transformando o lanche coletivo em um momento de partilha, com trocas e aprendizados sobre alimentação saudável.
A animação e o compromisso do grupo, na medida em que a iniciativa AnM foi se consolidando como uma ação em rede, teve papel fundamental para seguirmos fortalecendo as ações no território. O plano de incidência foi dividido em dois momentos: 1) conhecer a realidade do território, entendendo que, para além da invisibilidade que marca a agricultura de base agroecológica no município, a rede de Articulação de Agroecologia e Agricultura Urbana e Periurbana da RMR tem atuação recente no território. 2) Após conhecer o contexto local e as principais experiências produtivas, iniciamos o processo de incidência política voltado para a construção da política municipal e para a obtenção de orçamento público. Formamos uma comissão através da rede de Articulação de Agroecologia e Agricultura Urbana e Periurbana da RMR, que passou a ser ampliada com a chegada de agricultoras e agricultores do município, como também de outros sujeitos, por exemplo, o IFPE Campus Paulista. O envolvimento dos diversos sujeitos do território e a incidência pautada a partir do contexto local foram grandes impulsionadores do sucesso da AnM, que culminou em uma política municipal de apoio à agricultura urbana e periurbana, a qual também visibiliza a area rural, e em 17 emendas aprovadas na LOA deste ano.
Anexos
Seminário de Culminância Agroecologia nos Municípios. Foto: Karine
Dimensões: 1599px x 1200px
Tamanho: 205299 bytes
Entrega simbólica do PL de apoio à Agricultura Urbana e Periurbana junto às agricultoras e agricultores durante a III Feira Agroecológica do município do Paulista. Foto: Seu Luís do CEFOMP
Dimensões: 864px x 1152px
Tamanho: 115910 bytes
Último encontro para realizar as alterações no PL de apoio à Agricultura Urbana e Periurbana do município do Paulista. Foto: Karine.
Dimensões: 1052px x 780px
Tamanho: 94974 bytes
Formação com o jurídico da mandata da Vereadora Flávia Héllen para construção das emendas para a LOA. Foto: Karine
Dimensões: 1599px x 1186px
Tamanho: 141471 bytes
Intercâmbio nos quintais produtivos urbanos da Comunidade XV de Novembro. Foto: Fernando
Dimensões: 1280px x 960px
Tamanho: 207478 bytes
Intercâmbio na propriedade rural de Bel e Iraci na Comunidade Mata do Ronca. Foto: Karine.
Dimensões: 1200px x 1600px
Tamanho: 292336 bytes
Anexo 7
Tamanho: 160745 bytes
I Seminário da Agricultura Familiar de Base Agroecológica acontece no Paulista, realizado em 2019 no CEFOMP. Fonte: internet.
Dimensões: 1024px x 682px
Tamanho: 140646 bytes