A iniciativa Agroecologia nos Municípios, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), teve como objetivo promover, apoiar e sistematizar processos de mobilização e incidência política no nível municipal visando a criação e o aprimoramento de políticas públicas, programas, projetos, leis e experiências municipais importantes de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar e nutricional e que fortalecem a agroecologia.
Foram cadastradas 59 experiências de incidência política, como também evidenciando iniciativas de resistência e enfrentamento às ameaças impostas às comunidades e aos territórios. As atividades de incidência política foram protagonizadas por 26 consultorias em 38 municípios brasileiros, assim como se evidenciou a participação popular na construção de políticas públicas em 21 municípios.
A iniciativa desenvolveu experiências-piloto de mobilização para a construção de políticas públicas que trouxeram aprendizagens e podem servir como exemplo para outras experiências Brasil afora. Essas sistematizações são ferramentas para aprimorar o debate sobre a democratização do Estado e avançar no ciclo de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
A iniciativa Agroecologia nos Municípios é um desdobramento da campanha Agroecologia nas Eleições, construída pela ANA em parceria com as redes estaduais de agroecologia durante as eleições municipais de 2020. Na oportunidade, a ANA lançou um estudo inédito que mapeou mais de 721 iniciativas entre políticas públicas, programas e legislações em 531 municípios de todas as regiões do País. Esse estudo subsidiou um mapa interativo e inspirou a criação da carta-compromisso “Por Políticas de Futuro”, cuja mobilização para assinaturas de candidaturas engajou redes de agroecologia em centenas de municípios em todos os estados brasileiros. No total, foram 1.240 candidatas/os que assinaram o documento; desse conjunto, 172 foram eleitas/os, sendo 47 prefeitos/as e 125 vereadores/as.