
SIPAM/FAO: “Erva-mate sombreada: um sistema agroflorestal tradicional na Floresta com Araucária do Paraná, Brasil”
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
SIPAM/FAO: “Erva-mate sombreada: um sistema agroflorestal tradicional na Floresta com Araucária do Paraná, Brasil”
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O CEDErva coordenou a elaboração do Dossiê e do Plano de Conservação Dinâmica, documentos técnico-científicos necessários à candidatura SIPAM. O SIPAM (Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial) é uma iniciativa da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) que reconhece sistemas de produção agrícola com relevância cultural, social e ambiental, como é o caso da erva-mate sombreada na Floresta com Araucária do Paraná, que foi mundialmente reconhecida como um desses patrimônios. Conquistado o reconhecimento, está sendo iniciada a implementação do Plano de Conservação Dinâmica [esse arquivo está terminando de ser traduzido para o português, e, assim que tivermos completo, posso compartilhar].
Abaixo, foi adicionado São Mateus do Sul como uma representação, já que há vários outros municípios envolvidos: Pinhão, Rio Azul, Rebouças, Inácio Martins, Bituruna, Cruz Machado, Irati, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Guarapuava e Turvo, as comunidades Indígenas de Rio d’Areia e Marrecas.
Estado da experiência:
Paraná (PR)
Município e Estado da experiência:
São Mateus do Sul (PR)
Abrangência da experiência:
Internacional - mais de 1 país
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2020
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Outro
Qual outro?
Projeto de pesquisa e extensão
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Qual outro?
Agronegócio; desvalorização financeira; especulação fundiária
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Em rede
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Assentadas/os de Reforma Agrária, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Gestoras/es públicos, Grupos atingidos por grandes empreendimentos, Movimentos sociais, Neorrurais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas, Sindicalistas
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Aquicultores (envolvendo maricultores, carcinicultor, produção em tanques e outros), Caboclos, Comunidades quilombolas, Faxinalenses, Povos e comunidades de terreiro ou povos e comunidades de matriz africana, Povos indígenas
Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Guarani, Kaingang
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Aumento de plantas espontâneas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Lagoas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Criação de Planos de Gestão de Risco, Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Agricultores familiares, especialmente os chamados "erveiros" - foram eles que criaram a comunidade de práticas que permitiu a perpetuação dos saberes e a organização política, social, e cultural.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Outra
Qual(is) outra(s)?
O desenvolvimento do SIPAM em si contou, apenas no início, com recursos do MP-PR.
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de matérias, Produção de podcast, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos, Outros
Qual(s) outro(s)?
Oficinas presenciais em vários municípios da região.
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Facebook, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://www.cederva.org/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/cederva.br/
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
https://www.facebook.com/cederva.br
Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@cedervabrasil5064
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
Foi realizado uma série de podcasts sobre erva-mate sombreada. Esse é o primeiro vídeo: https://youtu.be/XmiDOUdfRI0?si=kpqODcarR4Uhzp_C
Notícia: Erva-mate sombreada é reconhecida internacionalmente como SIPAM pela FAO https://www.cederva.org/post/erva-mate-sombreada-%C3%A9-reconhecida-internacionalmente-como-sipam-pela-fao
Notícia: Pesquisas sobre sistemas tradicionais de erva-mate fortalecem saberes e práticas sustentáveis https://www.cederva.org/post/pesquisas-sobre-sistemas-tradicionais-de-erva-mate-fortalecem-saberes-e-pr%C3%A1ticas-sustent%C3%A1veis
Notícia: Erva-mate sombreada ganha destaque nos 80 anos da FAO e na COP30 https://www.cederva.org/post/erva-mate-sombreada-ganha-destaque-nos-80-anos-da-fao-e-na-cop30
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: