GAMA - Grupo de Apoio Mútuo para a Ansiedade


O GAMA surgiu da necessidade de suporte emocional aos estudantes da UFSB, mas acabou se tornando um projeto de extensão para comunidades, projetos sociais e escolas da região. Com a pandemia os encontros abertos passaram ser virtuais e têm recebido pessoas de muitos estados brasileiros.
Constitui-se num dispositivo importante de suporte e apoio psìquico por meio da partilha e da escuta sensível.

1. Identificação

Nome da organização que está registrando a experiênciaUniversidade Federal do Sul da Bahia

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Em parte, a experiência já acontecia mas houve ajustes devido à pandemia

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaCuidado em saúde

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Não

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Feminino
  • Masculino

Se há um sexo com maior participação, indique Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Amarela
  • Branca
  • Indígena
  • Preta
  • Parda

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 15 a 29 anos
  • De 30 a 60 anos
  • Acima de 60 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 15 a 29 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

  • Outra
  • Terapia comunitária integrativa

Qual outra?Escuta Sensível

Outras práticas não especificadas nas opções anteriores Escuta Sensível

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Curso de capacitação e treinamento
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
  • Intercâmbio/vivência
  • Rodas de conversa e oficinas

9. Resistências e ameaças

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoTeixeira de Freitas, Prado, Itamaraju, Caravelas, Prado, Itamaraju, Caravelas

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental

  • Trabalhadoras/es rurais sem terra
  • Quilombolas
  • Ribeirinhas/os
  • Povos indígenas
  • Pescadoras/es artesanais
  • Agricultor(a) familiar
  • Povos e comunidades de terreiro ou de matriz africana
  • Caiçaras
  • Extrativistas
  • Moradores/as em periferias, ocupações ou favelas

Atividade(s) geradora(s) do conflito

  • Pesca ou caça predatória
  • Construção civil
  • Especulação imobiliária
  • Extrativismo predatório
  • Indústria do turismo
  • Agroindústria/agronegócio
  • Aterros sanitários, incineradores, lixões e usinas de reciclagem
  • Sobreposição com áreas protegidas (Unidades de Conservação)
  • Agrotóxicos
  • Madeireiras
  • Narcotráfico
  • Atividades pesqueiras, aquicultura, maricultura e carcinicultura
  • Monoculturas
  • Atuação do Judiciário e/ou do Ministério Público

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)

  • Poluição de recurso hídrico
  • Mudanças climáticas
  • Alteração no ciclo reprodutivo da fauna
  • Erosão do solo
  • Desmatamento
  • Invasão/dano a área protegida ou unidade de conservação
  • Contaminação ou intoxicação por substâncias nocivas
  • Poluição atmosférica
  • Falta/irregularidade na autorização ou licenciamento ambiental
  • Poluição do solo
  • Falta/irregularidade na demarcação de território tradicional
  • Precarização/riscos no ambiente de trabalho
  • Alteração no regime tradicional de uso e ocupação do território
  • Incêndios e/ou queimadas
  • Falta de saneamento básico
  • Poluição sonora
  • Urbanização desordenada
  • Exploração no trabalho

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Doenças transmissíveis
  • Violência psicológica/assédio
  • Violência sexual/abuso
  • Fome
  • Violência - lesão corporal
  • Falta de atendimento médico
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Piora na qualidade de vida
  • Violência - assassinato
  • Obesidade
  • Doenças não transmissíveis ou crônicas
  • Doenças respiratórias
  • Alcoolismo e/ou uso problemático de outras drogas
  • Desnutrição
  • Contaminação química
  • Suicídio
  • Contaminação ou intoxicação por agrotóxicos

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Não, a experiência não está envolvida no conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Site
  • Facebook/Messenger
  • Whatsapp/Telegram
  • Instagram

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?Os encontros abertos do GAMA podem ser oferecidos a qualquer instituição ou movimento social e constitui ferramenta relevante na promoção de saúde mental.