ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA - GRUPO DE MULHERES
Como começou a experiência?
Iniciaram em 2004 a organização de um grupo com o objetivo de buscar alternativa de renda. Este processo organizacional teve apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Anita Garibaldi, município vizinho, através de ações regionalizadas.
Como se desenvolveu a experiência?
Através de apoio para atividades artesanais e trabalhos manuais como pintura, crochê, confecção de acolchoados de lã e confecção de roupas realizadas de forma coletiva como alternativa na busca de renda. APosteriormente foram beneficiárias de vários projetos, assim conseguiram construir um local para a realização das atividades e a aquisição de diversas máquinas e equipamentos, pricipalmente através da Rede de Agroecologia do Território Serra Catarinense.Além dos trabalhos artesanais iniciaram a produção agroecológica de alimentos visando primeiramente o consumo das famílias e posteriormente se inseriram no Programa de Aquisição de Alimentos e da organização de uma feira local.
Quais os principais resultados e ensinamentos?
Obtenção de renda para as mulheres, reconhecimento do trabalho e da organização pela comunidade e poder público local e união das famílias.
Se a experiência envolveu mulheres e/ou jovens, como se deu esse envolvimento?
O grupo é formado por 17 mulheres,sendo 05 jovens.
Quais as principais dificuldades?
Obter matéria prima para os trabalhos manuais e também para comercializar estes produtos, falta crédito/recursos financeiro e melhor planejamento de ações.
Quais as soluções encontradas, resultados alcançados e ensinamentos?
Trabalhar com aprodução agroecológica além dos trabalhos manuais, comercializando estes produtos no PAA e na feira.