A Rede Uai foi criada em 2014, a partir do Projeto Ecoforte. Sua base de atuação encontra-se situada no Noroeste de Minas Gerais, no Territorio da Cidadania Urucuia Grande Sertão, particularmente em oito municípios: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Chapada Gaúcha, Pintópolis, Natalandia, Riachinho, Uruana de Minas. Esta Rede formou-se a partir do trabalho da Coopabase, que é uma cooperativa de economia solidária que atua desde 2008 na região, constituída por agricultores(as) familiares, extrativistas e assentados(as) da reforma agrária, tendo atualmente 175 cooperados. A Coopabase surgiu para apoiar a inclusão econômica e a diversificaçao produtiva das famílias associadas, por meio da instalação de unidades de processamento (mel e polpa de frutas) e da comercialização de produtos como polpas de frutas, mel, baru, óleo de pequi, açúcar mascavo, farinha de mandioca, entre outros.
Informações sobre o Projeto Ecoforte nesta rede
O Projeto Ecoforte foi desenvolvido no mesmo território de atuação da Rede UAI. A entidade proponente foi a Cooperativa da Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária Ltda - COPABASE com sede no município de Arinos/MG. O valor total do Projeto foi de R$ 1.338.337,37. Enquanto ações o Projeto previu a implantação e estruturação de 54 Unidades de Referência (UR), aglutinadas em três categorias, relacionadas à produção orgânica, extrativista e de base agroecológica para formação de 1.753 famílias, por meio de 27 organizações (associações, cooperativas, associações de mulheres, organizações de assessoria e sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais). Outros objetivos foram ainda, articular e programar ações indutoras para promover a transição agroecológica, a produção orgânica e o extrativismo.
Principais resultados do Projeto Ecoforte
- Fortalecimento da transição agroecológica.
- Redução do uso de agrotóxicos.
- Melhoria na qualidade dos produtos processados.
- Valorização do saber tradicional. #Fortalecimento da agroindústria coletiva e regional da Coopabase.
- Implantação dos sistemas agroflorestais, com frutíferas exóticas e Baru.
- Valorização do Baru para a comercialização e geração de renda.
- Fortalecimento dos processos cooperativos. #Ampliação do consumo dos produtos da sociobiodiversidade no cardápio escolar do território.
- Estruturação de uma Unidade Móvel de Formação para mobilização, capacitação durante o Projeto e após sua execução.
Qual unidade de referência existe na rede?
- Hortas, pomares e cultivos ecológicos
- Sistemas Agroflorestais
Quantas hortas, pomares e cultivos ecológicos?23
Quantos Sistemas Agroflorestais?26
image/jpeg
Dimensões: 1040px x 585px
Tamanho: 114028 bytes
image/jpeg
Dimensões: 960px x 640px
Tamanho: 85973 bytes
image/jpeg
Dimensões: 1040px x 585px
Tamanho: 167106 bytes