A Rede Sabor Natural do Sertão é uma articulação sociopolítica que agrega organizações formais e informais de agricultores familiares, comunidades tradicionais e entidades de assessoria no semiárido brasileiro. A Rede se constituiu a partir da organização de grupos de famílias, organizados em comunidades rurais, e que buscavam melhorar a qualidade de seus produtos e o processamento da produção. Tem sua origem no trabalho desenvolvido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) com as mulheres nos municípios de Canudos, Uauá e Curaçá, em parceria com as pastorais rurais da Diocese de Paulo Afonso e Juazeiro. A partir de 2003, foram se incorporando a este espaço vários grupos, tais como: cooperativas, associações, ONGs, articulações, organismos da igreja católica e grupos informais. Nesse processo foi se desenvolvendo uma atuação em formato de Rede que deu origem à construção de uma identidade traduzida na marca Sabor Natural do Sertão. Os princípios e valores desta Rede estão fundamentados e inspirados na Economia Solidária, visando fortalecer e afirmar um novo modelo de desenvolvimento baseado na cooperação e na solidariedade entre os atores sociais, especialmente entre produtores(as) e consumidores(as).
Informações sobre o Projeto Ecoforte nesta rede
O Projeto Ecoforte foi desenvolvido no mesmo território da Rede Sabor Natural do Sertão. A entidade proponente foi o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA, com sede no município de Juazeiro/BA. O valor total do projeto foi de R$1.156.974,00. O projeto beneficiou 141 famílias diretamente e sua implementação visou, principalmente, aumentar a capacidade de geração de trabalho e renda, com base na produção, transformação, comercialização e marketing dos produtos da biodiversidade da caatinga, da agricultura familiar e economia solidária. O público envolvido foram agricultores(as) familiares e comunidades tradicionais.
Principais resultados do Projeto Ecoforte
- Fortalecimento da Rede Sabor Natural do Sertão.
- Ampliação da comercialização de produtos beneficiados pelos empreendimentos.
- Envolvimento de jovens e mulheres nas atividades.
- Formalização da rede, como também de grupos informais em cooperativas.
- Fortalecimento da capacidade gerencial dos empreendimentos (aquisição de equipamentos e melhorias na identidade visual dos produtos).
- Construção de cisternas de captação de água de chuva e implantação de sistemas de tratamento de água.
- Fortalecimento de parcerias com organizações do poder público e da sociedade civil.
Qual unidade de referência existe na rede?
- Unidades de beneficiamento da produção
- Construção do conhecimento
Quantas Unidades de beneficiamento da produção?11
Quantas unidades de referência em construção do conhecimento?7
image/jpeg
Dimensões: 2560px x 1707px
Tamanho: 959010 bytes
image/jpeg
Dimensões: 2560px x 1707px
Tamanho: 885230 bytes
image/jpeg
Dimensões: 1280px x 768px
Tamanho: 350868 bytes