Rede de Produção Agroecológica do Semiárido Piauiense - REPASPI

A Rede de Produção Agroecológica do Semiárido Piauiense (REPASPI) foi constituída a partir da articulação de representantes de organizações com atuação junto a agricultores(as) familiares e assentados(as) da reforma agrária, em dois territórios localizados na região semiárida do sudeste do estado do Piauí. Foi resultado de uma experiência de três anos consecutivos de trabalho conjunto no âmbito do Projeto Dom Helder Câmara. A partir da discussão de problemas comuns e da experiência de planejar ações coletivas de desenvolvimento territorial, essas organizações identificaram interesses comuns e preocupações com questões relacionadas à agroecologia e à preservação dos recursos naturais. Com a oportunidade do projeto Ecoforte, as instituições decidiram criar a REPASPI, como um meio de manter essas organizações articuladas e de fortalecer iniciativas conjuntas, com a participação de 40 famílias entre assentados(as) da reforma agrária e agricultores(as) familiares.

Informações sobre o Projeto Ecoforte nesta rede

O Projeto Ecoforte é um recorte do território da REPASPI. A entidade proponente foi o Centro de Formação e Capacitação Agenor da Silva – CEFCAS com sede no município de São João do Piauí/PI. O valor total financiado por meio do Edital Ecoforte foi R$ 787.962,34. O público envolvido são assentados(as) da Reforma Agrária. As principais ações envolvem o fortalecimento da cadeia produtiva de algodão orgânico e diversificação da produção; manejo de algodão consorciado com outras culturas como feijão, milho e gergelim; certificação orgânica da produção e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para transição agroecológica.

Principais resultados do Projeto Ecoforte

  • Aquisição de material para práticas de cultivo e comercialização: caminhão com baú, roçadeiras laterais mecanizadas, manutenção das cercas de proteção, unidade de trabalho informatizada, descaroçadeiras, prensas extratoras de óleo e motocicleta. 
  • Realização de práticas de preparo do solo, plantios, manejos, tratos culturais e colheitas dos plantios. 
  • Realização de seminários. 
  • Acompanhamento técnico as Unidades Referenciais. 
  • Realização de dias de campo sobre produção, beneficiamento, armazenamento e comercialização no primeiro ano.

Qual unidade de referência existe na rede?Hortas, pomares e cultivos ecológicos

Quantas hortas, pomares e cultivos ecológicos?4