Rede Criativa e Solidária Poloprobio/Encauchados – RedEncauchados

A Rede Criativa e Solidária Poloprobio/Encauchados (RedEncauchados) começou a se estruturar em 2002, visando o desenvolvimento e replicação da Tecnologia Social dos Encauchados de Vegetais da Amazônia, que alia técnicas indígenas de fabricação da borracha ao conhecimento científico. A rede foi constituída com o objetivo de articular e fortalecer produtores extrativistas dos Encauchados, assegurando um padrão mínimo de qualidade para os produtos gerados e sua colocação em mercados, de forma articulada. A RedEncauchados congrega cerca de 210 participantes e, através do Poloprobio, tem assegurado a participação de comunitários (indígenas, seringueiros, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária) em importantes feiras e eventos estaduais, nacionais e internacionais.

Informações sobre o Projeto Ecoforte nesta rede

O Projeto Ecoforte foi um recorte territorial da RedEncauchados, a qual também envolve municípios no estado do Acre. A entidade proponente foi o Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (POLOPROBIO), com sede no município de Castanhal/PA. O valor total do Projeto foi de R$ 1.344.049,53. O foco de atuação do Projeto envolveu produção e a comercialização dos Encauchados, combinado de látex com fibras vegetais (embaúba e algodoeiro). Nesse sentido, priorizou a formação e capacitação de multiplicadores, além do desenvolvimento de atividades de apoio à comercialização da produção gerada nas áreas de sua atuação e abrangência. O público envolvido são agricultores(as) familiares, extrativistas, quilombolas e indígenas.

Principais resultados do Projeto Ecoforte

  • Adesão das comunidades, principalmente naquelas em que a produção de Encauchados era desconhecida. 
  • Expressiva participação de mulheres nas atividades desenvolvidas, fortalecendo os processos de construção de uma emancipação das mulheres e organização de uma economia feminina. 
  • Realização de um conjunto de cursos de capacitação (sangria de seringais, Tecnologia Social dos Encauchados, corte e costura). 
  • Certificação de parte dos sangradores de seringais como produtores de látex orgânico.

Qual unidade de referência existe na rede?Sistemas agroextrativistas

Quantos sistemas agroextrativistas?30

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

Dimensões: 2560px x 1438px
Tamanho: 410493 bytes

Anexo 2

Anexo 2

Dimensões: 2560px x 1438px
Tamanho: 600422 bytes

Anexo 3

Anexo 3

Dimensões: 2560px x 1438px
Tamanho: 699420 bytes

Anexo 4

Tamanho: 554997 bytes