GT Agroecologia e Produção Orgânica

Foi instituído através da Portaria CDRS – 14, de 22-07-2021 (SAA) -  a qual Institui Grupos Técnicos no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável - CDRS, sendo criado o GT de Agroecologia e Produção Orgânica. O GT conta com 20 representantes da SAA/ CATI pertencentes a todas as regiões administrativas do Estado de São Paulo.


Atualizada através da Portaria CATI 3 de 25-04-2023.

O GT de Agroecologia e Produção Orgânica, agora vinculado a CATI  - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral é responsável por ações em conjunto com as regionais da CATI no apoio a implantação e estimulo a produção agroecológica no Estado de São Paulo.

O GT de Agroecologia e Produção Orgânica delibera sobre Cursos e eventos promovidos no âmbito da SAA/CATI.

O GT de Agroecologia e Produção Orgânica participou efetivamente na elaboração e implantação de Politicas Publicas como Protocolo de Transição Agroecológica SP e o PLEAPO - Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

Grupo heterogêneo, o qual apresenta técnicos com formações variadas e complementares

Caso queira abordar mais algum assunto que não foi perguntado no formulário, faça-o aqui:O GT de Agroecologia e Produção Orgânica tem ase apresentado de forma bastante ativa e eficiente. Participando diretamente de ações de estimulo a Agroecologia e Produção Orgânica em todo Estado de SP.

2. Informações sobre a rede

Descreva como é a estrutura organizativa e de governança da rede, abordando a periodicidade e finalidade das reuniões.

A estrutura é formada por 20 participantes, com a Coodenação geral de 2 membros.

São realizadas reuniões ordinárias mensais, realizadas de forma virtual,  reuniões extraordinárias agendadas devido às demandas.

Tipos de organizações envolvidas na redeInstituição de ATER

Nome da organizaçãoCATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

4. Dificuldades e demandas

Quais dificuldades a rede enfrenta no desenvolvimento das atividades.

  • Recursos financeiros
  • Estrutura de operação

Descreva melhor essas dificuldadesO GT de Agroecologia e Produção Orgânica formado tem  a função de auxiliar as 40 Regionais da CATI na implementação de politicas públicas e estímulo à produção agroecológica, contudo não denota de estrutura física e recursos para auxiliar na execução dessas demandas. Com a possibilidade de recursos, o GT popderia executar de forma mais efetiva as ações planejadas no Estado de São Paulo.

Indique as principais demandas e necessidades da rede.

  • Troca entre as experiências
  • Assistência técnica (ATER)
  • Capacitação e cursos
  • Políticas públicas

Para cada demanda e necessidade assinalada, descreva com maior profundidade as prioridades da rede.A Rede é formada por técnicos que atuam em toda parte do Estado de São Paulo, assim sendo a organização/ execução de atividades fica dificultada muitas vezes por não se tratar de um GT executivo, não denotando dotação orçamentaria própria.