Coordenação de Sementes Crioulas - Rede Agroecologia do Leste Paulista

A Rede - Coordenação de Sementes Crioulas, ligada a Rede de Agroecologia do Leste Paulista (RALSP - @ralsp.org) iniciou suas atividades em Setembro de 2021, ainda durante o auge da pandemia - COVID 19 de forma virtual, para relacionar os atores envolvidos nas sementes, mudas e tubérculos crioulos dentro do território do Leste Paulista.

A RALSP abrange 95 municípios compreendendo as regiões de Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, Limeira, Mogi Mirim e São João da Boa Vista.A Coordenação de Sementes Crioulas se apresenta como uma frente de trabalho relacionadas à temática das sementes crioulas e tradicionais.

O Grupo é formado por participantes de inúmeras instituições publicas, privadas de ensino, pesquisa e extensão, além de produtores urbanos e rurais e demais interessados na temática. Grupo se reúne frequentemente e tem promovido planos, ações e formas de incentivar o aumento a produção de sementes e mudas crioulas dentro do território.

No ano de 2022 essa coordenação organizou e realizou o 1 Encontro sobre Sementes Crioulas do Leste Paulista, realizado em Nazaré Paulista/SP, uma experiencia bastante exitosa, já cadastrada descrita nessa plataforma.

Assim sendo em 2023 essa Coordenação de Sementes Crioulas se prepara para receber em seu território a próxima Feira Estadual de trocas de mudas e sementes crioulas

 

contato: https://www.instagram.com/sementesdolestepaulista/

2. Informações sobre a rede

Descreva como é a estrutura organizativa e de governança da rede, abordando a periodicidade e finalidade das reuniões.

O Grupo é formado por participantes de inúmeras instituições publicas, privadas de ensino, pesquisa e extensão, além de produtores urbanos e rurais e demais interessados na temática. A Governança das reuniões é realizada por membros oriundos da EMBRAPA Meio Ambiente- Jaguariuna/SP, secretariada por membros da UNICAMP - Campus Limeira/SP, e com a participação de membros diversos.

Algumas instituições que compõe a Coordenação de Sementes Crioulas - RALSP: Embrapa, UNICAMP, CATI, APTA, IPA, UFSCAR Araras, IAC, Associação Piracaia Organica,além de Prefeituras Municipais

Tipos de organizações envolvidas na rede

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF)
  • Instituição de ensino, pesquisa e extensão
  • Grupo de Pesquisa/Ensino/Extensão
  • Associação de agricultores/as
  • Coletivo informal
  • Empresa privada
  • Instituição de ATER

Nome da organizaçãoREDE DE AGROECOLOGIA DO LESTE PAULISTA

Nome da organizaçãoASSOCIAÇÃO PIRACAIA ORGANICA

Nome da organizaçãoUFSCAR - ARARAS

Nome da organizaçãoIAC

Nome da organizaçãoIPA/SEMIL

Nome da organizaçãoAPTA

Nome da organizaçãoCATI

Nome da organizaçãoUNICAMP

Nome da organizaçãoEMBRAPA

4. Dificuldades e demandas

Quais dificuldades a rede enfrenta no desenvolvimento das atividades.Recursos financeiros

Descreva melhor essas dificuldades

A Coordenação de Sementes Crioulas se apresenta como uma frente de trabalho (GT) relacionadas à temática das sementes crioulas e tradicionais. 

Não se apresentando como uma estrutura física e formal, assim sendo não se tem um plano de ação escriturado, afim de fomentar recursos em editais.

Os trabalhos tem sido realizados mediante muitas parcerias e trocas com demais redes, contudo para desenvolver de forma mais eficaz as atividades, a Coordenação de Sementes Crioulas deverá procurar recursos financeiros para execução de seu plano de trabalho.

Indique as principais demandas e necessidades da rede.Infraestrutura

Para cada demanda e necessidade assinalada, descreva com maior profundidade as prioridades da rede.Recursos Financeiros para estruturar a Rede e execução do plano de trabalho

6. Anexos

Insira a logo da organização

  • 45775
  • image/png
  • media/images
  • frm_rede-b4-loz-4hz8m-f6c296f6-4544-4d43-a221-2e3f5d761528.png

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

Dimensões: 609px x 609px
Tamanho: 168471 bytes