Verdejar Socioambiental
VERDEJAR SOCIOAMBIENTAL
Serra da Misericórdia
Através da Agroecologia e Permacultura Urbana, Gestão Ambiental Comunitária e Produção Cultural, desde de 1997 compartilhamos saberes e vivências com o objetivo de contribuir para a valorização, recuperação e preservação do Maciço da Serra da Misericórdia - Patrimônio Ambiental, último fragmento de Mata Atlântica da Zona do Rio de Janeiro.
VERDEJAR SOCIOAMBIENTAL
A Verdejar Socioambiental, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária, sem vínculos religiosos de caráter socioambiental e cultural criada em 1997, inscrita no CNPJ Nº 07.101.842.0001-89.
Através de ações de educação, preservação, recuperação e gestão ambiental no maciço da Serra da Misericórdia - a última área verde da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, e comunidades de seu entorno, busca valorizar a cultura, saberes e vivências de seus habitantes, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável local.
Hoje temos temáticas fixas de trabalho que compõem os EIXOS de atuação da Instituição: Permacultura e Justiça ambiental; Agroecologia Urbana; Produção Cultural, todas Permeadas pela Educação Ambiental.
Nossa Missão é Fomentar o desenvolvimento sustentável socioambiental da zona norte da cidade do Rio de Janeiro através de atividades de educação, preservação, recuperação e gestão ambiental no Maciço da Serra da Misericórdia e comunidades de seu entorno, valorizando a cultura, saberes e vivências de seus habitantes para enfrentar o paradigma de degradação desta região, utilizando da Agroecologia para a soberania e segurança alimentar na favela.
A atuação em redes de cooperação entre movimentos e ativismos sociais é uma premissa básica do nosso trabalho desde o seu nascedouro. Acreditamos que somente com a união entre diferentes segmentos da sociedade que sofrem cotidianamente as consequências da exclusão social e ambiental, sejam da cidade ou do campo, é que teremos condições de enfrentar as injustiças que se multiplicam pelos territórios populares.
Participamos de Redes que expressam a luta por Justiça social e Ambiental e que sejam horizontais e apartidárias, promovendo encontros de trocas de experiências, posicionamentos políticos e estratégias de atuação comuns, expondo nossas lutas para o conjunto da sociedade e pautando políticas pública