Universidade Federal da Bahia


Nosso grupo atua em uma Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), programa de extensão da Universidade Federal da Bahia. Nossa ações ocorrem por meio da ACCs-“Matas Urbanas: agroecologia, educação popular e movimento sociais. Esta ACCS foi criada como um componente curricular junto ao Instituto de Biologia (IBIO), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com objetivo de desenvolver a reflexão crítica sobre a agroecologia e meio ambiente, buscando estabelecer as relações integradas e dialógicas entre os estudantes e as comunidades do campo e da cidade. Este Coletivo que envolve professores, estudante e diferentes grupos sociais   busca a articulando para as ações da agroecologia nos espaços urbanos e no campo. Esta atividade de extensão, ensino e pesquisa busca dar ênfase ao estudo e práticas das relações entre os seres humanos e o meio ambiente, que inclui as condições naturais, as interações, bem como os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais.

Nossas ações ocorrem dede de 2014,atualmente, temos desenvolvido, pesquisa sobre a produção dos quintais, ciclo curtos, levantamento das espécies das plantas alimentar não convencional (PANC),estudo das espécie nativas arbóreas, em área de assentamento rurais na região periurbana de Salvador.
As atividades de extensão estão mais concentradas  na implementação de sistema agroflorestais em assentamento na região periurbana de Salvador, e organização da feira da reforma agrária da UFBA.

Identificação

Essa é uma organização do Brasil?Sim

A organização se consideraGrupo de Pesquisa/Ensino/Extensão

Nome da instituição pública ou do movimento social da qual a organização faz parte Instituto de Biologia Universidade Federal da Bahia

Sujeitos (com quem atua)

Faz parte de alguma rede?Não

Em alguns estados do Brasil há articulações estaduais e regionais de agroecologia conectadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A sua organização:Conhece e participa da organização estadual

Anexos