SOLMINAS - Sociedade sul mineira de Agroecologia e Solidariedade
2. Informações sobre a organização
Breve descrição da organização
A Sociedade sul mineira de Agroecologia e Solidariedade (Solminas) surgiu como Rede de Agroecologia e Economia Solidária (RAES) em Três Pontas-MG após um curso de aprendizagem sobre Sistemas Agroflorestais, realizado em outubro de 2016. Esse curso reuniu universitários e agricultores que tinham em comum a necessidade de mudança nos conceitos de cultivo e estilo de vida. Procuravam um modo mais saudável de se alimentar e de produzir seus alimentos, respeitando as pessoas e o meio ambiente. Ao final do curso, definiram pela criação da RAES e deram início a mutirões participativos para implantação de dez áreas de cultivo agroecológico com sistemas agroflorestais. A RAES reúne agricultores e agricultoras das cidades de Três Pontas, Varginha, Lavras, Três Corações, Carmo da Cachoeira, São Tomé das Letras e Campanha. Aderiu à Orgânicos Sul de Minas em 2017, e em 2018 realizaram a Certificação Participava de cinco unidades produtivas. Em 2019 esse número aumentou e atualmente, em 2020, possui quinze unidades certificadas e cinco em transição para o sistema orgânico. Promove também, feiras, mutirões e cursos em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), atraindo diversos simpatizantes, em sua maioria estudantes de áreas como Engenharia Florestal, Biologia, Engenharia de Alimentos e Agronomia. A RAES tem a missão de contribuir com a transição agroecológica de camponeses e camponeses conscientes de seu papel em prol da natureza e do fornecimento de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.
Em 2020 a RAES passou por uma reestruturação interna e se transformou em Solminas, sendo registrada em cartório. A Solminas mantem com a feira na UFLA e a certificação participativa na OSM. Atualmente conta com cerca de 15 membros abrangendo 6 municípios da região. O Sistema Agroflorestal é adotado pela maioria dos membros, sendo uma característica da organização.
Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2017
Tipo de organizaçãoAssociação de agricultores/as
3. Sujeitos envolvidos
Faz parte de alguma rede?Sim
A qual rede a organização pertence?Orgânicos Sul de Minas
4. Dificuldades e demandas
Quais as principais dificuldades que sua organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?
- Logística
- Pessoal
Descreva as dificuldades enfrentadas.
As distâncias entre as unidades de produção orgânica dificultam os encontros presenciais, reuniões e visitas obrigatórias para o processo de certificação participativa. Essa dificuldade tem sido superada com a boa vontade, dedicação dos membros e uso das tecnologias como reunião virtual.
Em relação à pessoal, as dificuldades é de maior participação nos cargos de representação.
Se sua organização é de agricultura familiar ou movimento social, indique as principais demandas e necessidades.
- Projetos de pesquisa
- Apoio na comercialização
- Políticas públicas
Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhes.A associação necessita de apoio à comercialização coletiva