Sitio Amaranto


O Sitio Amaranto é um espaço educador de produção agroflorestal criado em 2016 e localizado no município de São Roque a cerca de 50 km da capital paulista. Originalmente, o sítio era um local de lazer para família que aos poucos foi deixando de frequentar e foi se tornando uma terra ociosa e abandonada. A proposta do Sitio Amaranto foi revitalizar a terra, recuperar o potencial produtivo do solo e contribuir com a manutenção da biodiversidade local. Seguindo os princípios da Agricultura Sintrópica, que busca desenvolver uma agricultura regenerativa de processos, os sistemas agroflorestais do Sitio Amaranto possuem diferentes focos, porém todas as áreas procuram produzir grande quantidade de vegetais úteis para a vida humana, como espécies alimentícias, ornamentais, madeireiras e medicinais, em sistemas altamente biodiversos. Atualmente, o sítio conta com 12 áreas de plantio com diferentes idades e diferentes objetivos e ocupam cerca de 10000m2 (1ha) de um total de 4ha da área total do sítio. Dessa forma, de maneira didática, é possível observar áreas em diferentes estágios de sucessão, o que facilita a compreensão da parte teórica dos sistemas agroflorestais. Em relação ao que se produz, há atualmente implantado no sítio mais de 100 espécies que variam desde toda uma grande variedade de hortaliças (verduras e legumes), frutíferas, madeireiras, adubadeiras, flores e plantas medicinais. 
O espaço educador do Sitio Amaranto também promove cursos, vivências, oficinas, voluntariado e visitas guiadas com o objetivo principal de difundir os benefícios da agrofloresta para o bem viver e a saúde integral humana e do meio ambiente. 
O Sítio possui um laboratório de beneficiamento de planta medicinais para secagem e destilação de óleos essenciais artesanais e incubou um empreendimento chamado Mana kaa de produtos de auto cuidado a partir da matéria prima produzida e processada no próprio sítio. 

2. Informações sobre a organização

Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2001

Tipo de organizaçãoEmpreendimento social

3. Sujeitos envolvidos

Faz parte de alguma rede?Sim

Indique quais redes faz parteRede de Mulheres Agroflorestoras (RAMA)

Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?Fazemos parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de São Roque , do Coletivo Agroecológico do Alto da Serra (CAAS) de São Roque e da RAMA da qual participo ativamente de 3 GTs que têm em media reuniões mensais. 

4. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Recursos financeiros
  • Gestão interna
  • Comunicação/Divulgação

Indique as principais demandas e necessidades da organização no desenvolvimento das suas atividades.

  • Capacitação e cursos
  • Acesso a tecnologias sociais
  • Apoio na comercialização
  • Políticas públicas

5. Comunicação e contato

EndereçoRodovia Raposo Tavares, km 47,8, n162 fundos