Serras Verdes Associação de Agricultura Orgânica e Biodinâmica

2. Informações sobre a organização

Breve descrição da organização

A Associação de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos Serras Verdes, sediada no município de Córrego do Bom Jesus-MG, é uma entidade de agricultores familiares que se destacam na produção de vagem, milho, feijão, ervilhas, morango, cenoura, tomate, inhame e sementes. É uma associação com quase 15 anos de experiência que nasceu por meio de agricultores que faziam parte da Orgânicos da Mantiqueira (uma associação de agricultores orgânicos e empresários do município de Gonçalves/MG). Os agricultores da Associação Serras Verdes já foram vinculados à Associação Biodinâmica-ABD em Botucatu-SP, onde foram certificados pelo sistema participativo, no OPAC ABD Botucatu por 3 anos. Desenvolvem um forte trabalho de cultivo, preservação e multiplicação de sementes crioulas juntamente com a ABD, promovendo e estimulando há 10 anos a Festa das Sementes Crioulas e Biodinâmicas do Sul e Minas. A festa é um evento voltado para a preservação, multiplicação, capacitação e troca de sementes orgânicas e crioulas. A Associação faz parte da Orgânicos Sul de Minas desde a sua constituição, sempre contribuindo com os processos de integração e construção do conhecimento Agroecológico. Já realizou duas etapas do Circuito Sul Mineiro de Agroecologia, compartilhando seus conhecimentos sobre a produção de tomate, cenoura, morango orgânicos e abelhas sem ferrão. Desde 2017, agricultores e agricultoras têm suas unidades de produção certificadas pelo OPAC Sul de Minas e com isso intensificou ainda mais a participação e integração com a Rede Orgânicos Sul de Minas. Atualmente, são 09 agricultores certificados pelo OPAC Sul de Minas, sendo que o Setor de Agroecologia do Campus Inconfidentes também está vinculado ao Núcleo Serras Verdes. As outras unidades de produção são todas de moradores do município de Córrego do Bom Jesus na comunidade rural Campo dos Raposos.

Os agricultores das Serras Verdes são guardiões da Casa de Sementes Mãe Terra que fica no Campus Inconfidentes e é um espaço de preservação das sementes crioulas e orgânicas dos agricultores e agricultoras do SPG Sul de Minas. 

Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2005

Tipo de organizaçãoAssociação de agricultores/as

3. Sujeitos envolvidos

Faz parte de alguma rede?Sim

A qual rede a organização pertence?Orgânicos Sul de Minas

4. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que sua organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Assistência técnica (ATER)
  • Comunicação/Divulgação
  • Outro

Qual(is) outra(s)?Regularização da comercialização por meio de impressão de nota fiscal.

Descreva as dificuldades enfrentadas.Precisa ter um bloco de romaneio para transportar a mercadoria. A emissão de nota fiscal somente de forma digital complica para o agricultor, pois durante o dia precisa colher e a tarde o sistema fecha. O agricultor não tem acesso a computador e parece que precisa contratar empresa para poder emitir nota. O bloco de notas dava mais autonomia

Se sua organização é de agricultura familiar ou movimento social, indique as principais demandas e necessidades.

  • Outro
  • Assistência técnica (ATER)

Qual(is) outra(s)?Acesso a um sistema de captação de energia solar

Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhes.Apoio a comercialização direta e coletiva.