Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil
A Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA-Brasil) é uma rede que visa articular juventudes, povos ancestrais, movimentos sociais e demais organizações afim, com o intuito de promover a agroecologia sob um viés autogestionário, autônomo e emancipatório.
Entendemos que redes são conexões estruturadas de grupos e/ou indivíduos com um sentido em comum, cuja convergência de necessidades e interesses permite a articulação e a promoção de ações conjuntas. Conectadas por diversos pontos, as redes possuem alta resiliência, de forma que os pontos mais “fracos” podem ser sempre amparados pelos pontos mais “fortes”.
A REGA é como uma teia de aranha: Os pontos da base devem estar fortalecidos sustentando a rede, enquanto aranhas tecem, conectam ou recuperam seus diversos pontos, rotacionando-se na responsabilidade de manter suas conexões sempre ativas. As articulações acontecem do local para o global, de forma horizontal e descentralizada, buscando sempre dinamizar o fluxo de informações, catalizar práticas e atividades formativas, e fortalecer as trocas de experiências e as aprendizagens coletivas agroecológicas.