Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica


O Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA), subunidade orçamentária da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), foi implantado em 2003, na área da Colônia Juliano Moreira (CJM), em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, onde a Fundação já desenvolvia, desde o fim dos anos 1990, pesquisas voltadas à produção de fitoterápicos. O local tem uma área de aproximadamente 500 hectares (equivalente a 5 milhões de metros quadrados).
Por ser um Campus diferenciado em suas características geográficas – situado na fronteira entre a área urbana e a floresta remanescente da Mata Atlântica - o Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (PDCFMA), ligado à Presidência da Fiocruz, realiza projetos e ações que contam com a participação da população para contribuir com o desenvolvimento da região de forma saudável e sustentável.
Ao articular e integrar saúde urbana e ambiental, a equipe multidisciplinar do PDCFMA coloca em prática o direito à saúde e à cidade em diálogo com a sociedade e com os movimentos sociais locais. 
O Programa de Desenvolvimento Campus Fiocruz Mata Atlântica contribui com a missão da Fundação Oswaldo Cruz ao integrar saberes e práticas, aproximar ensino, pesquisa, serviço e gestão pública no fortalecimento da promoção da saúde e do SUS.

Identificação

A organização se consideraInstituição de ensino e pesquisa

Nome da instituição pública ou do movimento social da qual a organização faz parte Fundação Oswaldo Cruz - Programa de desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica

Essa é uma organização do Brasil?Sim

Sujeitos (com quem atua)

Faz parte de alguma rede?Sim

Em alguns estados do Brasil há articulações estaduais e regionais de agroecologia conectadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A sua organização:Conhece e participa da organização estadual

Nome da redeRede Carioca de Agricultura Urbana