Instituto de Imagem e Cidadania Rio de Janeiro


O Instituto de Imagem e Cidadania, gerencia o Sobrado Cultural Rural, um equipamento educativo de cultura, saúde e agroecologia, que vem desenvolvemos ações de preservação e de difusão da cultura presente nos territórios rurais, tais como:
Oficina de educação patrimonial através das artes visuais, produzindo livros, exposições e documentários, envolvendo adolescentes e jovens, das escolas públicas, presentes na fronteira rural entre bom jardim, nova friburgo e trajano de Moraes, para fomentar a importância da cultura presente nos territórios rurais e estimular o registro da história local entre os e as moradores da região. 
Oficinas de cultura popular estimulando a preservação do mineiro pau, manifestação popular, que vem desaparecendo das comunidades rurais.
Vivências Pedagógicas no Campo em parceria com universidades e escolas de ensino técnico que permitam conviver numa comunidade agrícola para conhecer mais sobre os modos de vida de quem mora no campo, envolvendo principalmente, questões relacionadas a produção de alimentos e as formas de cuidado e autocuidado preservados pelas famílias.
Roteiros de visitação nas casas dos mestres e das mestras populares, nas propriedades das famílias agrícolas, nas fazendas do período da colonização desta região, entre outros, que permitam conhecer a diversidade cultural presente nos territórios rurais, reconhecendo a importância da agroecologia, da produção rural, das ervas medicinais, da cultura alimentar e da mulher no campo.
Produção de Livros e Documentários que abordam diferentes temas presentes no campo, e que retratam o cotidiano presente nestes territórios, tais como: patrimônio cultural, manifestações populares, receitas locais, remédios caseiros, benzimentos, agricultura familiar, entre outros, propiciando um material voltado para moradores das comunidades rurais, professores, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas.
Realização de oficinas, exposições, encontros presenciais e virtuais, voltadas para saúde integral, valorizando os conhecimentos tradicionais, preservados através da oralidade, e que fazem parte da biodiversidade presente na floresta.
Produção de quintas produtivos com ervas e plantas medicinais, compostos vibracionais, produção de mudas, tinturas, pomadas, oléos e remédios caseiros, para preservar os conhecimentos tradicionais.
Fomos reconhecidos como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, e em conjunto com outras organizações culturais de base comunitária, mediamos a Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais.

Identificação

Essa é uma organização do Brasil?Sim

A organização se consideraOutro

Sujeitos (com quem atua)

Faz parte de alguma rede?Sim

Em alguns estados do Brasil há articulações estaduais e regionais de agroecologia conectadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A sua organização:Conhece e participa da organização estadual