Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde


O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa especial da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, com sede no Palácio Itaboraí, na cidade de Petrópolis, foi criado em outubro de 2011 com a missão de “Gerar, disseminar e implementar conhecimentos que permitam atuar em nível da determinação das desigualdades sociais e econômicas sobre as iniquidades no acesso à saúde”. Essa missão tem sido conceitualmente fortalecida com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e das ações orientadas ao cumprimento das metas da Agenda 2030.
Com base na Lei Orgânica de Saúde – Lei 8.080/1990, e nos conceitos dos Determinantes Sociais da Saúde, reconhecidos pela Conferência Mundial da OMS em 2011 (Organização Mundial da Saúde, 2011), o Fórum, desde a sua criação, inseriu-se nas políticas municipais de “Cidades Saudáveis” e vem participando de diversos projetos de caráter sociocultural e técnico-científico, inter e transetoriais, em parceria com diversos órgãos oficiais e organizações comunitárias locais, de forma a contribuir para melhoria da qualidade de vida e promoção de saúde da população.
O acúmulo adquirido e a estruturação de uma equipe de profissionais especializados em tecnologias sociais permitem fortalecer as ações de promoção baseadas no conceito da determinação social da saúde, utilizando o Diagnóstico Rápido Participativo – DRP como um importante instrumento para o reconhecimento dos principais problemas que afetam o público-alvo, e assim conduzir, avaliar e propor soluções para diminuição das iniquidades do acesso à saúde e qualidade de vida.

Identificação

Essa é uma organização do Brasil?Sim

A organização se considerainstituto federal de educação, ciência e tecnologia

Nome da instituição pública ou do movimento social da qual a organização faz parte Fundação Oswaldo Cruz

Sujeitos (com quem atua)

Faz parte de alguma rede?Não

Em alguns estados do Brasil há articulações estaduais e regionais de agroecologia conectadas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). A sua organização:Conhece e participa da organização estadual