Escola Waldorf Acalanto
Fundada em 2004, a Escola Waldorf Acalanto trouxe à cidade de Holambra uma proposta de educação baseada na Pedagogia Waldorf. Associativa desde sua criação, ela nasceu da soma de vontades e esforços de famílias que tinham como convicção oferecer uma educação que fosse integral e que tivesse um olhar individual para cada criança, respeitando seu desenvolvimento natural. Ao longo de todos esses anos, com muito trabalho e muito empenho das famílias, a escola foi crescendo. Em 2012, ela se mudou para a sede própria, uma área de 20.000 metros quadrados em meio à natureza.
Com o fortalecimento da escola, surgiram novos desafios. Em 2013, novamente por iniciativa dos pais, dos professores e dos amigos da escola, começou a ser gestado o seu novo fruto: o Ensino Fundamental. Hoje, ele é uma realidade na escola.
Desde 2019, desenvolve a agroecologia com as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. Em 2022 a disciplina de Agroecologia foi inserida na Matriz Curricular do Ensino Fundamental II, esses alunos passaram a ter duas aulas semanais onde desenvolvem diferentes trabalhos na área da escola e entorno.
As atividades são realizadas conforme a faixa etária, o período do ano, a disponibilidade de recursos e o espaço da escola. Os espaços são cuidados de acordo com a realidade de cada escola. Assim, pode ser feito o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas e o plantio de culturas anuais. Preparação canteiros, jardineiras e vasos para o plantio de ervas medicinais e temperos. Construção de berçários para a produção de mudas de hortaliças, ou plantio de mudas diretamente nos canteiros. Formação da composteira a partir das sobras de lanches. Coletas de folhas dos jardins e quintais para a cobertura vegetal das áreas de plantio. Cuidados com animais com diferentes propósitos.
Não podemos pensar numa pedagogia em que a Terra não esteja inserida no processo de aprendizagem, pois não existirá Terra sem seres humanos, nem humanos sem a Terra. Isso significa que somos responsáveis por ela e os únicos que podemos acordar um pouco para essa realidade. Portanto, se não queremos ser alunos das crianças, tão pouco podemos ser professores.