EPARREH - Estudo e Práticas Agroecológicas e o Reencantamento Humano


O Grupo Eparreh é um coletivo de educadores ambientais que acredita na Permacultura e na Agroecologia como caminhos para o desenvolvimento humano e para a transição em busca de uma sociedade mais justa e sustentável.Funcionamos como uma cooperativa de educação ambiental que se organiza por meio de um conselho auto-gestor que busca implemantar projetos e cursos de agroecologia urbana, tanto na forma de prestação de serviço quanto por atuação voluntaria. 


Através da implementação de processos de educação ambiental interdisciplinares, aliando a prática e a teoria, despertamos habilidades fundamentais para a construção de ambientes ecopedagógicos, como produção de alimentos saudáveis, regeneração de ecossistemas, manejo ecológico de água e o trabalho em equipe e cooperativo.
Com 12 anos de experiência, o Grupo Eparreh atende diversos públicos, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida, relações humanas e revitalização de espaços através de hortas, composteiras, cisternas, jardins ecológicos, reflorestamento, tratamento de água, bioconstrução, arte-educação e metodologias integrativas.

Caso queira abordar mais algum assunto que não foi perguntado no formulário, faça-o aqui:Defendemos a pauta de que a Educação Ambiental deveria ser obrigatória nas escolas públicas e particulares. Ela deve ser implementada junto as organizações de base comunitária e deve incluir a implementação de hortas escolares como ferramentas pedagógicas e a merenda orgânica.

2. Informações sobre a organização

Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2004

Tipo de organizaçãoEmpreendimento social

3. Sujeitos envolvidos

Faz parte de alguma rede?Sim

Indique quais redes faz parteOutra

Qual outra?Rede Permaperifa

Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?A cada 3 meses o Eparreh se encontra com os outros coletivos da Rede Permaperifa, a qual participamos da fundação, para fortalecer o local escolhido por meio de um mutirão agroecológico e depois disso fazemos uma assembleia onde refletimos sobre os problemas e soluções para a nossa periferia.

4. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Acesso a políticas públicas
  • Comunicação/Divulgação
  • Estrutura de operação
  • Logística
  • Recursos financeiros

Descreva as dificuldades enfrentadas.

-Espaços públicos não tem responsáveis pela gestão ambiental dos espaços. Dificuldade para incorporar as hortas na gestão dos lugares que trabalhamos como escolas e Ubss. 

-Falta de educação ambiental nas politicas publicas

-Falta de comunicação e divulgação que de conta de massificar as pautas ecológicas. Falta de espaço na midia para falar de ecologia de bairro e ações locais

- Estrutura de operação: A burocracia para a formação de cooperativas ainda não atende nosso formato.

-Logística é mais complexa por não termos uma sede física que estruture nossas ações, principalmente cursos práticos e mutirões que tem alta demanda de transporte e uso de materiais específicos de agricultura e bioconstrução. 


-Economia está fechada ainda para empreendimentos ecológicos de pequena escala. O Poder público, um dos maiores contratantes de do setor de serviços ainda não regulou a contratação das modalidades ecológicas.

Indique as principais demandas e necessidades da organização no desenvolvimento das suas atividades.

  • Políticas públicas
  • Apoio na comercialização
  • Troca entre as experiências
  • Infraestrutura

Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhe.Apoio na comercialização dos serviços, infraestrutura de sede e transporte, são demandas atuais para a expansão da nossa atuação. Por conta da crise economica temos nossa capacidade de atendimento precarizada. Politicas públicas de Educação Ambiental ainda são quase ausentes, gostariamos de atuar mais dentro de aparelhos públicos. Troca de experiências com empreendimentos similares em outras regiões do país pode nos ajudar no aprimoramento de processos de educação ambiental e modelos de atuação.

5. Comunicação e contato

EndereçoRua Coronel Salvador de Moya n. 59, bairro: Vl. Tiradentes, Butantã, São Paulo - SP, cep 05368-020