Embrapa Meio Ambiente



A Embrapa Meio Ambiente é uma Unidade temática da Embrapa que tem como missão  realizar pesquisa, desenvolvimento e inovação voltadas à interface agricultura e meio ambiente, de modo a conciliar demandas dos sistemas produtivos com as necessidades de conservação de recursos naturais e preservação ambiental. Conta com 195 funcionários, dos quais 15 atuantes na temática da Agroecologia. Dentre as áreas de pesquisa da Unidade, o Núcleo de Agroecologia atua mais diretamente na dimensão da “Qualidade agroambiental e sistemas produtivos sustentáveis”. Desenvolve pesquisas na subárea Agroecologia e Agricultura Orgânica, com destaque para as linhas de pesquisa: agricultura familiar, transição agroecológica e desenvolvimento territorial sustentável; sistemas agroflorestais, agrosilvipastoris e biodiversos; boas práticas de manejo em sistemas de base ecológica; desenvolvimento metodológico em pesquisa participativa; e processos e insumos para a agricultura orgânica. Conta com profissionais especializados na temática, para atender às demandas crescentes da sociedade por iniciativas voltadas à construção e intercâmbio de conhecimentos em Agroecologia. Os recursos financeiros dos projetos com a liderança desse coletivo são provenientes majoritariamente de editais da Embrapa. Participa ainda de parceria em projetos liderados e financiados por outras instituições, tais como: Fundação Banco do Brasil/BNDES;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; e  Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos - Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO. Nesse rol de projetos, podemos destacar:
Prospecção de demandas e intercâmbio de conhecimentos para a transição agroecológica da agricultura familiar no território Leste Paulista (2018 a 2022) – AGROECOLP - Recursos Embrapa

Consolidação e otimização produtiva, ambiental e econômica de um desenho básico de Sistema Agroflorestal Agroecológico para regiões de floresta estacional no estado de São Paulo (2019 até o presente)  OTIMIZA-SAF - Recursos Embrapa

Integração da criação racional de abelhas sem ferrão e da conservação de polinizadores à multifuncionalidade dos Sistemas Agroflorestais agroecológicos e biodiversos (2021 até o presente) INTEGRASF-SAF - Recursos Embrapa

Fortalecimento da Rede de Agroecologia do Leste Paulista - REDES ECOFORTE Edital 2014/005
SE-10  2015 – 2017 (Ecoforte I)  e 2019-2022 (Ecoforte II) - Recursos Fundação Banco do Brasil/BNDES

Monitoramento de impactos de sistemas agroflorestais no Estado de São Paulo para proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade (2018-2023)- Edital da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos - Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO.

Produção de conhecimentos para o desenvolvimento rural sustentável: Diagnóstico, sistematização e intercâmbios entre as Redes Agroecológicas do Leste Paulista e Sul de Minas (2022-2024) - Edital conjunto IFSULDEMINAS/IFSP - Nº 01/2022 - Recursos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

2. Informações sobre a organização

Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2004

Tipo de organizaçãoOutro

Qual outro tipo de organização?Instituição de pesquisa pública

3. Sujeitos envolvidos

Faz parte de alguma rede?Sim

Indique quais redes faz parteRede de Agroecologia do Leste Paulista

Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?

  Reuniões quinzenais, para planejamentos de ações futuras e avaliações de atividades realizadas.

4. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Gestão interna
  • Formação e Capacitação
  • Comunicação/Divulgação
  • Recursos financeiros

Descreva as dificuldades enfrentadas.

Comunicação/Divulgação:

Existem muitas ações e resultados realizados pelas/os profissionais atuantes em Agroecologia na Embrapa Meio Ambiente, que carecem ser melhor conhecidos dentro da própria Embrapa e em outras organizações de agricultores, pesquisa, ensino e extensão. Da mesma forma, é preciso  conhecer melhor  o que realizam essas organizações vinculadas à Agroecologia, pois essas dificuldades impedem estabelecermos  fluxos mais efetivos de comunicação e trabalhos em rede. 


Formação e Capacitação:

As intensas atividades operacionais da equipe de Agroecologia da Embrapa Meio Ambiente  (elaboração, gestão e execução de projetos) demandam praticamente todo o tempo disponível, deixando em segundo plano as possibilidades de atualização de aspectos conceituais, teórico-metodológicos e tecnológicos relacionados à Agroecologia.  Consideramos ainda a necessidade de mais profissionais integrados a essa equipe, com enfoque na socioeconomia. 


Gestão Interna: 

As demandas operacionais cotidianas têm dificultado a capacidade de gestão interna da equipe no sentido de estruturar e atualizar um planejamento estratégico-tático-peracional integrado no curto, médio e longo prazo (ou no momento presente e futuro)  visando o direcionamento de temas de atuação de pesquisa em demandas prospectadas e o fortalecimento da equipe com profissionais que preencham as lacunas de expertises identificadas 

Recursos Financeiros:

Observamos a escassez de recursos financeiros direcionados a projetos em Agroecologia, provenientes de editais da Embrapa ou de outras fontes de fomento. Em anos recentes essa dificuldade apresentou-se de modo ainda mais intensa, devido a cortes orçamentários em empresas públicas, seja pela redução da ênfase dada à Agroecologia. 


Indique as principais demandas e necessidades da organização no desenvolvimento das suas atividades.

  • Projetos de pesquisa
  • Políticas públicas
  • Capacitação e cursos
  • Outra

Qual(is) outra(s)? Planejamento Estratégico-Tático-Operacional Integrado

Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhe.

Capacitação e cursos:

Observa-se na equipe de Agroecologia da Embrapa Meio Ambiente a necessidade de ocorrer eventos de atualização conceitual, teórico-metodológico, tecnológico e de experiências que ocorrem (no Brasil e no exterior) relacionadas  à Agroecologia. 

Políticas Públicas:

Consideramos haver a necessidade de retomada e atualização de políticas públicas de grande importância para o fomento da Agroecologia no Brasil  (especialmente PNAPO, Planapo) e mesmo as que sejam incentivadas por agências internacionais de desenvolvimento rural (FAO), que ofereçam referenciais metodológicos e recursos financeiros para o fortalecimento da Agroecologia na Embrapa Meio Ambiente. 

Troca entre as experiências: 

É reconhecida a extrema importância de ampliar a comunicação e a interação de experiências que ocorrem internamente na instituição (Embrapa Meio Ambiente e entre Unidades da Embrapa) e dessas com outras organizações, de forma a melhor nos integrarmos em redes de pesquisa e, de modo geral, articulações interinstitucionais de promoção da Agroecologia. 

Planejamento Estratégico-Tático-Operacional Integrado

Estruturar e atualizar, em reuniões periódicas, um planejamento estratégico-tático-operacional integrado para o curto, médio e longo prazo, com o objetivo de aprimorar a gestão interna de prioridades de atuação. Concentrar esforços na aproximação e reivindicação de profissionais que possam atuar de forma integrada e transdisciplinar na equipe, bem como assegurar a sua contínua atuação no futuro. 


5. Comunicação e contato

EndereçoSP-340, KM 127 - S/N - Chácara Panorama, Jaguariúna - SP, 13918-110

Anexos