COOPERATIVA DE TRABALHO ASSESSORIA TÉCNICA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE - AMATER


A Cooperativa de Trabalho AMATER foi constituída em 2011 por profissionais de diversas áreas, dentre elas engenheiros agrônomos, florestais, técnicos agrícolas, economistas, sociólogos, entre outros, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, sustentável e regional no âmbito social, ambiental e agrário.

No nosso escopo de atendimento, estão às organizações de produtores, comunidades urbanas e rurais, associações, cooperativas, empresas e entidades governamentais.

Desenvolvemos ações direcionadas para a busca da viabilidade econômica das atividades produtivas, em equilíbrio com os aspectos sociais e ambientais, promovendo a sustentabilidade do processo produtivo.
Nossas práticas consistem em:
abordar uma proposta pedagógica e metodologia de trabalho dentro de parâmetros e princípios que asseguram a inclusão social, a plena participação e o protagonismo das comunidades;
elaboração e execução de projetos voltados à agricultura familiar, agroecologia, segurança alimentar e nutricional, beneficiamento da produção e agroindústria, comercialização e regularização ambiental;
Estabelecer visão de longo prazo com inovação e desenvolvimento tecnológico permanente.
Ter como referência em nosso trabalho os princípios da economia solidária.
Promover a criação de organizações e/ou articulações entre os produtores, empreendedores e demais agentes, para permitir geração de renda e melhoria dos processos produtivos.

Caso queira abordar mais algum assunto que não foi perguntado no formulário, faça-o aqui:

Nossas perspectivas é integrar ações e iniciativas que promovam as práticas em agroecologia no campo, e junto aos espaços urbanos dos agricultores, promovendo uma produção de alimentos acessíveis aos espaços perifericos das cidades e dar apoio na conscientização entre os temas da segurança alimentar e nutricional, acesso a água e a gestão dos residuos.

2. Informações sobre a organização

Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2012

Tipo de organizaçãoInstituição de ATER

3. Sujeitos envolvidos

Faz parte de alguma rede?Sim

Indique quais redes faz parte

  • Rede de Agroecologia do Leste Paulista
  • Fórum Paulista de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
  • Articulação Paulista de Agroecologia (Rede APA)

Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?Mensalmente os representantes da cooperativa realizam reuniões e participam dos fóruns e conselhos municipais para discussão dos temas sensiveis ao desenvolvimento do trabalho de ATER.

4. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Recursos financeiros
  • Pessoal
  • Comunicação/Divulgação
  • Acesso a políticas públicas

Descreva as dificuldades enfrentadas.A falta de recursos, projetos de fomento e rede de colaboração que permita o desenvolvimento dos trabalhos, garantindo a geração de renda justa ao profissional de ATER, limita o alcance e a frequencia das ações junto ao publico que demanda atendimento técnico e iniciativas de extensão rural.

Indique as principais demandas e necessidades da organização no desenvolvimento das suas atividades.

  • Políticas públicas
  • Acesso a tecnologias sociais
  • Troca entre as experiências

Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhe.

Demandas para uma cooperativa de trabalho são semelhantes a todo e qualquer empreendimento da economia solidária, destacamos o desafio de inovar sua gestão administrativa e governança diante das mudanças no mercado de serviços técnicos, promover novas prospecções e captação de projetos em consultorias e assessorias. E desenvolver uma formação permanente de novos profissionais comprometidos com os principios da economia solidaria, o cooperativismo e as práticas agroecologicas.

5. Comunicação e contato

EndereçoRua Creso Lopes Ramalho, 30 - Vila União, Campinas, SP