A Cooperativa de Trabalho AMATER foi constituída em 2011 por profissionais de diversas áreas, dentre elas engenheiros agrônomos, florestais, técnicos agrícolas, economistas, sociólogos, entre outros, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, sustentável e regional no âmbito social, ambiental e agrário.
No nosso escopo de atendimento, estão às organizações de produtores, comunidades urbanas e rurais, associações, cooperativas, empresas e entidades governamentais.
Desenvolvemos ações direcionadas para a busca da viabilidade econômica das atividades produtivas, em equilíbrio com os aspectos sociais e ambientais, promovendo a sustentabilidade do processo produtivo. Nossas práticas consistem em: abordar uma proposta pedagógica e metodologia de trabalho dentro de parâmetros e princípios que asseguram a inclusão social, a plena participação e o protagonismo das comunidades; elaboração e execução de projetos voltados à agricultura familiar, agroecologia, segurança alimentar e nutricional, beneficiamento da produção e agroindústria, comercialização e regularização ambiental; Estabelecer visão de longo prazo com inovação e desenvolvimento tecnológico permanente. Ter como referência em nosso trabalho os princípios da economia solidária. Promover a criação de organizações e/ou articulações entre os produtores, empreendedores e demais agentes, para permitir geração de renda e melhoria dos processos produtivos.
Caso queira abordar mais algum assunto que não foi perguntado no formulário, faça-o aqui:
Nossas perspectivas é integrar ações e iniciativas que promovam as práticas em agroecologia no campo, e junto aos espaços urbanos dos agricultores, promovendo uma produção de alimentos acessíveis aos espaços perifericos das cidades e dar apoio na conscientização entre os temas da segurança alimentar e nutricional, acesso a água e a gestão dos residuos.
2. Informações sobre a organização
Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2012
Tipo de organizaçãoInstituição de ATER
3. Sujeitos envolvidos
Faz parte de alguma rede?Sim
Indique quais redes faz parte
Rede de Agroecologia do Leste Paulista
Fórum Paulista de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
Articulação Paulista de Agroecologia (Rede APA)
Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?Mensalmente os representantes da cooperativa realizam reuniões e participam dos fóruns e conselhos municipais para discussão dos temas sensiveis ao desenvolvimento do trabalho de ATER.
4. Dificuldades e demandas
Quais as principais dificuldades a organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?
Recursos financeiros
Pessoal
Comunicação/Divulgação
Acesso a políticas públicas
Descreva as dificuldades enfrentadas.A falta de recursos, projetos de fomento e rede de colaboração que permita o desenvolvimento dos trabalhos, garantindo a geração de renda justa ao profissional de ATER, limita o alcance e a frequencia das ações junto ao publico que demanda atendimento técnico e iniciativas de extensão rural.
Indique as principais demandas e necessidades da organização no desenvolvimento das suas atividades.
Políticas públicas
Acesso a tecnologias sociais
Troca entre as experiências
Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhe.
Demandas para uma cooperativa de trabalho são semelhantes a todo e qualquer empreendimento da economia solidária, destacamos o desafio de inovar sua gestão administrativa e governança diante das mudanças no mercado de serviços técnicos, promover novas prospecções e captação de projetos em consultorias e assessorias. E desenvolver uma formação permanente de novos profissionais comprometidos com os principios da economia solidaria, o cooperativismo e as práticas agroecologicas.
5. Comunicação e contato
EndereçoRua Creso Lopes Ramalho, 30 - Vila União, Campinas, SP