Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza


O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Presente em 363 municípios, a instituição administra 224 Escolas Técnicas (Etecs) e 76 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 316 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos.
Nas Etecs, mais de 226 mil estudantes estão matriculados nos Ensinos Médio, Ensino Médio integrado ao Técnico e no Ensino Técnico, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online e especialização técnica. As Etecs oferecem 216 cursos, voltados a todos os setores produtivos públicos e privados.
Já as Fatecs atendem mais de 90 mil alunos matriculados em 91 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras.
Além da graduação, o CPS oferece cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.

2. Informações sobre a organização

Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2000

Tipo de organizaçãoInstituição de ensino, pesquisa e extensão

3. Sujeitos envolvidos

Faz parte de alguma rede?Sim

Indique quais redes faz parteArticulação Paulista de Agroecologia (Rede APA)

Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?Estamos em contato direto pela rede e sempre que ocorrem reuniões marcadas, para atualização de modo a obter informações para a organização de cursos de capacitação para professores. Sendo esta nossa atuação direta na instituição: oferecimento de cursos de capacitação para formação e atualização de docentes, auxiliares de docente, coordenadores e diretores do Centro Paula Souza. 

4. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Gestão interna
  • Outra

Qual(is) outra(s)?Falta de conhecimento e adesão de professores e da chefia para maior difusão de conhecimentos e práticas agroecológicas.

Descreva as dificuldades enfrentadas.Falta de conhecimento e de adesão às práticas agroecológicas nas Escolas Técnicas Estaduais, tanto pela chefia organizacional como pelos professores que ministram aulas nas diversas unidades, embora sejam oferecidos sitematicamente cursos sobre temas relacionados à Agroecologia. Principalmente nas agrícolas, que são 34 unidades que possuem áreas de prática.

Indique as principais demandas e necessidades da organização no desenvolvimento das suas atividades.

  • Troca entre as experiências
  • Capacitação e cursos
  • Políticas públicas

Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhe.

Mais demanda de cursos com os temas agricultura urbana, hortas agroecológicas, agroecologia, pela sociedade, para que a instituição tenha necessidade de atende-la e assim passe a oferecer mais cursos e a ter mais práticas agroecológicas.

Adoção de práticas agroecológicas nas áreas da instituição, por determinação dos gestores estaduais e locais.