Centro de Estudo e Pesquisa para Aproveitamento dos Resíduos Agroindustriais (CEPARA)

2. Informações sobre a organização

Nome da organização:
Centro de Estudo e Pesquisa para Aproveitamento dos Resíduos Agroindustriais (CEPARA)

Ano de fundação:
1995

Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia:
2000

Breve descrição da organização:
O CEPARA foi iniciado com objetivo de somente realizar a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos pela universidade ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), como, por exemplo, esterco, ração a base de grãos, restos de alimentos etc. Entretanto, o grupo foi se aprofundando e estudando a compostagem como algo aplicável nas moradias, por isso, um dos pilares atuais é transmitir o conceito da reciclagem dos nutrientes na casa das pessoas a partir do que elas consomem, garantindo a rotatividade dos resíduos orgânicos. O Brasil, produz toneladas de lixo orgânico e, infelizmente, apenas 1% dessa quantidade retorna para a terra como adubo, enquanto o restante é perdido e contaminado em aterros sanitários ou lixões, para contornar essa situação nós do grupo oferecemos oficinas de montagem de composteiras e também fazemos esse trabalho no município de Piracicaba.


Os projetos trabalhados são divididos em extensão, em que damos continuidade ao tratamento dos resíduos gerados na universidade; ensino, em que ministramos oficinas sobre composteiras para todos os públicos; e recentemente pesquisa, em que procuramos analisar os nutrientes gerados da compostagem de resíduos específicos, como esterco e casca de laranja. A partir dessa estruturação, já foi feito uma composteira para uma empresa grande, participação do "MudaPira" com a composteira na Praça das Corujas e "Compostando pelo Campus". Além disso, também estamos organizados em GT's: Burocracias (aqueles que regem o patrimônio e recursos); Mídias (responsáveis pela exibição das atividades); Extensão (elaborar atividades para os visitantes); e a Coordenação (organizar as demandas do grupo).


Somos um grupo de extensão da própria ESALQ/USP, também financiado por ela através do PUB (Programa Unificado de Bolsas), então os 17 integrantes sustentam a organização e suas atividades pelas bolsas que recebem.

Endereço completo da sede da organização:
Av. Pádua Dias, 11 - Agronomia, Piracicaba - SP, 13418-900. Galpão próximo ao "USPRecicla"

Município e estado de localização:
Piracicaba (SP)

Abrangência de atuação:
Municipal - 1 município

Tipo de organização:
Grupo de Pesquisa/Ensino/Extensão, Universidade pública

Temas de atuação:
Agricultura Urbana e Periurbana, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico

3. Sujeitos envolvidos

Com que sujeitos a organização atua?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Agricultores/as não-familiares, Consumidoras/es, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes, Pesquisadoras/es

Faz parte de alguma rede?
Sim

Indique quais redes faz parte:
Rede de Agroecologia do Leste Paulista

Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?
Geralmente cinco vezes por ano com organizações da própria universidade para organização de eventos em que muitas pessoas virão para conhecer a universidade. São os eventos: Bio na Rua, EsalqShow, parceria com o "Museu Luiz de Queiroz". Como mencionado, são organizações da própria universidade.

5. Comunicação e contato

Telefone:
19971532003

Endereço:
Av. Pádua Dias, 11 - Agronomia, Piracicaba - SP, 13418-900. Galpão próximo ao "USPRecicla"

Site na internet:
-

E-mail institucional:
cepara@usp.br

Facebook:
-

Instagram:
https://www.instagram.com/cepara_esalq/

Twitter:
-

YouTube:
https://www.youtube.com/@cepara8235

6. Anexos

Escolha uma foto para divulgação:

Insira a logo da organização: