Centro de Estudo e Pesquisa para Aproveitamento dos Resíduos Agroindustriais (CEPARA)



O CEPARA foi iniciado com objetivo de somente realizar a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos pela universidade ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), como, por exemplo, esterco, ração a base de grãos, restos de alimentos etc. Entretanto, o grupo foi se aprofundando e estudando a compostagem como algo aplicável nas moradias, por isso, um dos pilares atuais é transmitir o conceito da reciclagem dos nutrientes na casa das pessoas a partir do que elas consomem, garantindo a rotatividade dos resíduos orgânicos. O Brasil, produz toneladas de lixo orgânico e, infelizmente, apenas 1% dessa quantidade retorna para a terra como adubo, enquanto o restante é perdido e contaminado em aterros sanitários ou lixões, para contornar essa situação nós do grupo oferecemos oficinas de montagem de composteiras e também fazemos esse trabalho no município de Piracicaba. 
Os projetos trabalhados são divididos em extensão, em que damos continuidade ao tratamento dos resíduos gerados na universidade; ensino, em que ministramos oficinas sobre composteiras para todos os públicos; e recentemente pesquisa, em que procuramos analisar os nutrientes gerados da compostagem de resíduos específicos, como esterco e casca de laranja. A partir dessa estruturação, já foi feito uma composteira para uma empresa grande, participação do "MudaPira" com a composteira na Praça das Corujas e "Compostando pelo Campus". Além disso, também estamos organizados em GT's: Burocracias (aqueles que regem o patrimônio e recursos); Mídias (responsáveis pela exibição das atividades); Extensão (elaborar atividades para os visitantes); e a Coordenação (organizar as demandas do grupo).
Somos um grupo de extensão da própria ESALQ/USP, também financiado por ela através do PUB (Programa Unificado de Bolsas), então os 17 integrantes sustentam a organização e suas atividades pelas bolsas que recebem.

2. Informações sobre a organização

Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2000

Tipo de organização

  • Grupo de Pesquisa/Ensino/Extensão
  • Universidade pública

3. Sujeitos envolvidos

Faz parte de alguma rede?Sim

Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?

Geralmente cinco vezes por ano com organizações da própria universidade para organização de eventos em que muitas pessoas virão para conhecer a universidade. São os eventos: Bio na Rua, EsalqShow, parceria com o "Museu Luiz de Queiroz". Como mencionado, são organizações da própria universidade.


Indique quais redes faz parteRede de Agroecologia do Leste Paulista

4. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Logística
  • Gestão interna
  • Estrutura de operação

Descreva as dificuldades enfrentadas.

As problemáticas assinaladas acima devem-se à carência de liderança e organização do grupo, pois, além das atividades voltadas ao grupo, ainda é necessário lidar com as demandas do curso de cada membro, que variam de período noturno a integral e nossa falta de experiência para organizar projetos mais elaborados que alcancem mais pessoas, mesmo tendo à disposição um orientador.


Indique as principais demandas e necessidades da organização no desenvolvimento das suas atividades.

  • Troca entre as experiências
  • Capacitação e cursos

Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhe.

Para ministrar as palestras e oficinas para as instituições e seus visitantes, é necessário atualizar as informações das quais dispomos, então realizar pesquisas constates - tanto online quanto em bibliotecas físicas - para própria capacitação.

Uma das faltas é a troca mútua de experiência com compostagem e a produção de adubo/insumo. Então existem questionamentos que permeiam o grupo que apenas outros grupos e instituições podem sanar, já que estão inseridos em outras realidades.


5. Comunicação e contato

EndereçoAv. Pádua Dias, 11 - Agronomia, Piracicaba - SP, 13418-900. Galpão próximo ao "USPRecicla"