ABAL - Associação de Bananicultores de Luminosa
2. Informações sobre a organização
Breve descrição da organização
A Associação de Bananicultores de Luminosa (ABAL) tem sede no município de Brazópolis-MG, sendo constituída por agricultores familiares especializados na produção de banana.
Agrega cerca de 45 famílias e destas, 24 produzem no sistema orgânico sendo certificados desde 2012 pelo Instituto Biodinâmico e a partir de 2014 pelo OPAC Sul de Minas. Participou da Orgânicos Sul de Minas desde sua fundação em 2012, contribuindo desde o início com a sua constituição. Além de banana, os agricultores da ABAL também produzem hortaliças.
Destacando na região pela predominância da agricultura familiar, a assistência técnica e extensão rural voltada para o trabalho com agroecologia, associativismo e políticas públicas, dialogando com todos os atores sociais envolvidos em atender as demandas locais de alimentos.
A comercialização, além de ser feita para empresas especializadas no comércio de produtos orgânicos, também é realizada em feiras e nos Programas de Alimentação, em especial a Merenda Escolar
Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia2009
Tipo de organização
- Associação comunitária
- Associação de agricultores/as
- Movimento social
- Sistema Participativo de Garantia (SPG)
3. Sujeitos envolvidos
Faz parte de alguma rede?Sim
A qual rede a organização pertence?Orgânicos Sul de Minas
4. Dificuldades e demandas
Quais as principais dificuldades que sua organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?
- Recursos financeiros
- Formação e capacitação
- Comunicação/Divulgação
- Pessoal
Descreva as dificuldades enfrentadas.Dificuldade dos agricultores em participar mais ativamente dentro da associação devido a conflito com horários de trabalho.
Se sua organização é de agricultura familiar ou movimento social, indique as principais demandas e necessidades.
- Capacitação e cursos
- Políticas públicas
- Assistência técnica (ATER)
- Crédito rural
Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhes.Necessidade de apoio e formação maior para acesso a crédito