Sítio A Boa Terra - Orgânicos

TUDO COMEÇOU COM UM SONHO DE CRIAR UMA COMUNIDADE AUTOSSUSTENTÁVEL E CULTIVAR A TERRA DE FORMA COMUNITÁRIA. 
Joop e Tini, nossos pioneiros, são holandeses, mas foi no Brasil que suas histórias se juntaram. Ele trocou o sítio da família na Holanda pela agricultura de larga escala no Canadá. E em 1966, foi de Fusca para o Brasil, numa viagem que durou seis meses. Conheceu Tini, que já morava no Brasil com toda sua família e muitos bulbos de flores. 
Trabalhando na agricultura convencional Joop começou a se incomodar com o uso de agrotóxicos, pois provocavam a intoxicação de trabalhadores, morte de animais, além da contaminação do solo e dos rios. Ele não gostava da ideia de jogar veneno nos alimentos. Inspirado em livros, como “Small is Beautiful”, de Ernst Friedrich Schumacher, sentiu que era hora de mudar! 
Em 1981, junto com mais dois casais, criaram um dos sítios pioneiros de agricultura orgânica no Brasil: o Sítio A Boa Terra. 
Na área social, formaram a ATRAI – Associação dos Trabalhadores Rurais de Itobi. Mais de 60 famílias, a maioria de trabalhadores rurais, receberam um hectare de terra no Sítio para cultivar seus próprios mantimentos e vender o excedente para aumentar a renda familiar. Com uma situação difícil de moradia para muitos, surgiu a Associação dos Sem Casa de Itobi. 107 famílias construíram suas casas em mutirão, inaugurando, em 1993, o Bairro da União em Itobi. Um belo marco de fraternidade que unia todos. 
Na área ambiental, começaram com uma horta orgânica e distribuição de cestas na região. Ao mesmo tempo, deram início a uma marcenaria de móveis feitos de madeira de eucalipto para evitar o uso de madeiras nobres das florestas. E o eucaliptal existe até hoje no Sítio! Hoje, utilizamos 10 hectares do Sítio para cultivar nossos orgânicos e temos 70 hectares de Reserva Natural. 
E em 2003, foi criado o Centro de Ecologia e Educação Ambiental, para ensinar o amor à natureza e como cuidar dela, onde recebemos grupos e desenvolvemos projetos em parcerias com escolas locais. 
Joop e Tini continuam vivendo no Sítio, inspirando e acompanhando os trabalhos, e duas de suas filhas dão continuidade a essa história, junto a uma equipe de mais 30 colaboradores.  Acreditamos que a comercialização de cestas orgânicas com entrega na porta de casa cria vínculos essenciais entre cliente, produtor e a natureza, levando a uma relação mais próxima e a uma economia mais justa. Foram muitos desafios até aqui, mas conseguimos olhar com alegria e gratidão tudo o que construímos.

2. Informações sobre a organização

Ano em que iniciou o desenvolvimento de ações em agroecologia1994

Tipo de organizaçãoEmpresa privada

3. Sujeitos envolvidos

Faz parte de alguma rede?Sim

Com que frequência a organização se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS COM CERTA REGULARIDADE COM PESSOAS RESPONSÁVEIS POR EMPRESAS DO MESMO SETOR

Indique quais redes faz parteRede de Agroecologia do Leste Paulista

4. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a organização enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Acesso a políticas públicas
  • Comunicação/Divulgação
  • Estrutura de operação
  • Recursos financeiros

Descreva as dificuldades enfrentadas.

1º - SENTIMOS FALTA DE PLOÍTICAS PÚBLICAS - QUE  POSSIBILITE A DISSEMINAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ORGÂNICOS PARA AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS

2º COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO - O CUSTO COM DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DOS ORGÂNICOS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ORGÂNICOS PARA O BENEFÍICIO DA SAÚDE DAS PESSOAS E DO PLANETA

3º ESTRUTURA DE OPERAÇÃO - O CUSTO COM A DISTRIBUIÇÃO E A SOBRECARGA EM ALGUNS DIAS DE OPERAÇÃO ENCARECEM SIGNIFICATIVAMENTE TODO O PROCESSO

4º RECURSOS FINANCEIROS - AS TAXAS DE JUROS ELEVADOS DE EMPRÉSTIMOS E AO MESMO TEMPO O SURGIMENTO DE NOVAS START-UPS COM GRANDES APORTES FINACEIROS DESEQUILIBRAM O MERCADO E IMPACTAM NA LONGEVIDADE DOS NEGÓCIOS

Indique as principais demandas e necessidades da organização no desenvolvimento das suas atividades.

  • Apoio na comercialização
  • Políticas públicas

Descreva as demandas e necessidades encontradas pela organização em mais detalhe.

1º APESAR DE JÁ TEREM SURGIDOS MUITOS PROJETOS COM O OBJETIVO DE CONECTAR PRODUTORES E COMERCIALIZADORES AINDA HÁ MUITOS PONTOS QUE PRECISAM SER APRIMORADO PARA EVITAR DESPERDÍCIOS E ESTABILIZAR OS PREÇOS DE ACORDO COM DEMANDAS E OFERTAS DO SETOR

2º TER POLÍTICAS PÚBLICA QUE AJUDEM A ALAVANCAR A DISTRIBUIÇÃO DE MÉDIAS EMPRESAS

5. Comunicação e contato

EndereçoRODOVIA SP 350, KM 245