Agroindustria da Agricultura familiar: Produção e comercialização de polpas de frutas

VOLTAR


O empreendimento surgiupor iniciativa da Cáritas Brasileira devido à grande produção e desperdício defrutas existente na região do município de José de Freitas. Primeiramente com afundação da Associação dos Pequenos Produtores de Frutas (Fruto Daqui) em 2003.Posteriormente com criação da Cooperativa Agroindustrial da AgriculturaFamiliar do Território Entre Rios- FRUTODAQUI que recebe e beneficia as frutas adquiridas das comunidades. Acooperativa garante a compra do que é produzido nas comunidades evitando odesperdício, garantindo renda e trabalho para as famílias envolvidas noprojeto, através de um capital social baseado nos princípios da EconomiaPopular Solidária.
Oempreendimento possui como atividade econômica-produtiva principal obeneficiamento de frutas oriundas das comunidades rurais e agricultoresfamiliares associados ou não, sendo esta atividade responsável pela geração derenda da maioria dos sócios ativos na Associação. Tem acessado ao longo da suaexistência vários projetos junto a Mercados Institucionais, sendo osprincipais: PAA Doação Simultânea (CONAB), PAA Compra Direta (SecretariaEstadual de Desenvolvimento Rural do Piauí) e Programa Nacional de AlimentaçãoEscolar – PNAE (Secretaria Estadual de Educação – SEDUC e Secretaria Municipalde Educação de José de Freitas).
A Agroindústria da Agricultura familiar: Produção e comercialização de polpas de frutas é uma cooperativa que nasceu em 2010, localizada no município de José de Freitas, contemplando 27 agricultores familiares. As polpas de frutas comercializadas são Caju, tamarindo, manga, goiaba, acerola, murici, bacuri, maracujá e cajá, respeitando sempre a época de produção (sazonalidade). Com a pandemia, a Agroindústria da Agricultura familiar: Produção e comercialização de polpas de frutas disponibilizou polpas de frutas pelo PNAE nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, para uma média de 50-60 escolas de 5 municípios do Piaui (PNAE \"estadual\"). As polpas de frutas são disponibilizadas nos kits alimentícios que são oferecidos para as famílias dos alunos. Num desses municípios também se vendeu para o PNAE \"municipal\". 
Ano de publicação
2020
Última atualização
24/03/2021
Mapeamento
Experiências em Comida de Verdade
Abrangência
Estadual: mais de 2 municípios de regiões diferentes:
Organização de referência
COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR DO TERRITORIO ENTRE RIOS
Áreas Temáticas