Curso de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais –

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O curso “Trabalho, Educaçãoe Movimentos Sociais” é uma parceria da Escola Politécnica de Saúde da Fiocruzcom os movimentos sociais rurais e procura estabelecer contato e interlocuçãoentre Universidades e Instituições Públicas do RJ comprometidos na luta pelaexpansão da educação pública. A politecnia em seu viés emancipador e navalorização que propõe uma escola unitária e critica, fornece por tanto contribuiçãoessencial à formulação e realização deste curso. Por outro lado, a EPSJV aprendecom os Movimentos Sociais as contradições da luta pela ampliação do estado,suas dificuldades e suas reivindicações. Todos os módulos previstos contêm os seguintes eixosproblematizadores: método; relação entre capital e trabalho; estado e educação.As leituras teóricas de cada módulo, conduziram o conjunto do curso a umareflexão historicizada sobre as condições atuais da educação. O curso, organizado segundo a metodologia da alternância prevê a concentração das aulasem etapas de tempo-escola de 15 a 20 dias e tempo-comunidade no qual oseducandos terão de realizar atividades orientadas pela Coordenação do Cursojuntamente com os docentes de cada disciplina e orientadores, visandoaprofundar os estudos desenvolvidos durante as etapas de tempo-escola. Os docentes envolvidos na coordenação e/ou nadocência não recebem remuneração nem ajuda de custo. O único dispêndio comdocentes, ocorre com passagens e estadia em caso de residência a mais de 100 kmdo local do curso.


O curso contou com a colaboração na execução das aulas, na coordenação das linhas de pesquisa e na orientação dos educandos com professores das seguintes instituições de ensino superior: UFF, UFRJ, UERJ, UFRRJ, UNEB, IFRG.

Duração total de 30 meses, subdivididos em 5 Etapas de Tempo-escola e 4 Etapasde Tempo-Comunidade, segundo a metodologia da alternância;
O Curso se realizou em 6 etapas[E1] , em regime de alternância, entre TempoEscola e Tempo Comunidade. * CargaHorária Tempo Escola: 504 h/a. / * Carga Horária Tempo Comunidade: 160 h/a. CARGA HORÁRIATOTAL – 664 h/a.
TEMPO-ESCOLA: O Tempo Escola das etapas serão realizados no Rio de Janeiro e fora do estado.
Todos os módulos deverão conter os seguintes eixos problematizadores: método; relação entre capital e trabalho; estado; educação; as leituras teóricas de cada módulo deverão conduzir o conjunto do curso a uma reflexão historicizada sobre as condições atuais da educação TEMPO-COMUNIDADE: Durante os intervalo entre os Tempos Escola, os educandos terão de dedicar 40 horas de trabalho [E2] para realização das atividades do Tempo Comunidade que serão orientadas pela Coordenação do Curso juntamente com os docentes de cada disciplina e orientadores;  Durante o Tempo Comunidade os temas trabalhados durante o Tempo Escola deverão ser aprofundados através de leituras e fichamento de textos sob forma de estudos orientados que tenham relação com atividades de pesquisa que também serão realizadas durante o período entre os Tempos Escola.

 LINHAS DE PESQUISAS:
AsLinhas de Pesquisa (LPs) dizem respeito à intencionalidade do curso, tantoorganizativa como político-pedagogicamente. Servem ainda para agrupartematicamente os trabalhos de final de curso (TCC) que poderão envolver pesquisade campo ou não, dependendo da natureza da questão escolhida. As linhas depesquisa são:
 - Trabalho e Educação
- Estado, políticas públicasde educação e luta de classes


- Universidade,Ciência e hegemonia

- Movimentossociais e as experiências da luta pela educação





Identificação

O describa es el nombre de la organización que registra la experiencia
EPSJV-Fiocruz

Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede?
Sim
¿Con qué grupos se construye esta experiencia?
  • Educadoras/es
  • Movimentos sociais
Sexo: indique los grupos que participan en esta experiencia
  • Feminino
  • Masculino
Color o raza - indique lo(s) grupo(s) que participan de la experiencia
  • Parda
  • Preta
  • Branca
Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência
  • De 15 a 29 anos
  • De 30 a 60 anos

Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)?
Não
Qual é a abrangência territorial das ações desenvolvidas na experiência?
Nacional (mais de 4 estados)

Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?
Sim
Selecione o tipo de experiência
Ensino-pesquisa-extensão
Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)
Pós graduação lato sensu
Si se trata de enseñanza, indique el número total de vacantes disponibles (por curso/clase)
100
Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)
91
Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisa
Educação
Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?
Não

Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?
  • Instagram
  • Site
  • Facebook/Messenger
  • E-mail

Arquivo e/ou link relacionado às produções/práticas da experiência

Tipo de anexo
Documento (PDF, Word, Excel, etc)

Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indique
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)