Curso de Segurança Alimentar e Nutricional: SAN, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO NAS VERTENTES

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 O Curso 1 de Formação emSegurança Alimentar e Nutricional (SAN): SAN, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO NASVERTENTES é o primeiro de uma proposta de uma série de cursos que que visamdiscutir a SAN como estratégia de desenvolvimento nos territórios.
 Essescursos estão previstos na proposta de Programa de Extensão denominada “Diálogosde saberes e práticas para a promoção da SOBERANIA E DA SEGURANÇA ALIMENTAR ENUTRICIONAL como estratégia de desenvolvimento no Território das Vertentes emMinas Gerais\".
O Programa de Extensão é uma proposta deExtensão Universitária abrigada institucionalmente pela Pró-Reitoria deExtensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Federal de São Joãodel-Rei (UFSJ). 
O Curso aborda o tema do desenvolvimentoterritorial apresentando a SAN como uma estratégia privilegiada para a suapromoção.
Está baseado na experiência brasileira e nocaráter intersetorial de ações e políticas públicas em SAN.
Destaque será dado para a reflexão e açãosobre Saúde e Nutrição, Vulnerabilidade Social e Redes de Solidariedade,Agricultura Familiar, mercados de proximidade, transição agroecológica e aimportância da democracia nos processos de tomada de decisão sobre açõespúblicas que impactam os problemas do desenvolvimento.  
A experiênciapretende desencadear processo de planejamento capaz de produzir e proporprojetos, programas e planos como a seguir:
1) Programa defortalecimento das redes de solidariedade;
2) Plano deDesenvolvimento Rural;
3) Programa deTransição Agroecológica;
4) Programa parao fortalecimento de circuitos curtos e mercados de proximidade, envolvendoações em Ciência e Tecnologia que apoiem o produtor rural, produtoresartesanais (têxtil, mineral, madeira, alimentos), o pequeno comércio eprestadores de serviços, que \"funcionam\" entre o formal e o informal;
5) Plano deComunicação para produção, abastecimento e consumo sustentável a partir daalimentação saudável
6) Projeto debanco de alimentos local e regional
Com a pandemia, todo o curso foi preparado e dado de forma online. São muitos os desafios e os aprendizados coletivos. 

Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede?
Sim
¿Con qué grupos se construye esta experiencia?
  • Educadoras/es
  • Pastoral
  • Estudantes
  • Profissionais de saúde
  • Extensionistas rurais/ técnicas/os
  • Gestoras/es públicos
  • Sindicato
  • Consumidoras/es
  • Agricultoras/es familiares/camponeses
  • Agricultoras/es urbanas/os
Qual(is) a(s) identidade(s) do(s) grupo(s) social(is) e coletivo(s) que participa(m) da construção desta experiência?
não declarado
Sexo: indique los grupos que participan en esta experiencia
  • Feminino
  • Masculino
Se há um sexo com maior participação, indique
Feminino
Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência
  • De 15 a 29 anos
  • De 30 a 60 anos
Se há uma faixa etária com maior participação, indique
De 30 a 60 anos

Como as pessoas que participam desta experiência se declaram em relação ao seu gênero?

Indicação do gênero das pessoas participantes
não declarado

Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)?
Não
Qual é a abrangência territorial das ações desenvolvidas na experiência?
Regional intermunicipal

Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indique
Outra
Qual outra?
Programa de Extensão.

Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?
  • E-mail
  • Whatsapp/Telegram
  • Instagram
  • Site

Arquivo e/ou link relacionado às produções/práticas da experiência

Tipo de anexo
Link

Duração da experiência

1 Impacto da Pandemia da Covid-19

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)?
Não, a experiência já vinha acontecendo e continua durante a pandemia

Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?
  • Contaminação/poluição ambiental
  • Agrotóxico
  • Transgênico
Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?
Sim
Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflito
Barbacena- MG
Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental
  • Moradores/as em periferias, ocupações ou favelas
  • Trabalhadoras/es rurais assalariadas/os
  • Agricultor(a) familiar
Actividades generadoras del conflicto
  • Agroindústria/agronegócio
  • Mineração, garimpos e siderurgia
  • Agrotóxicos
Impactos Socio-ambientales de las actividades
  • Exploração no trabalho
  • Contaminação ou intoxicação por substâncias nocivas
  • Precarização/riscos no ambiente de trabalho
Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito
  • Piora na qualidade de vida
  • Desnutrição
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Fome
  • Contaminação ou intoxicação por agrotóxicos
A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)?
Sim, a experiência contribui para o enfrentamento do conflito

Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?
Sim
Selecione o tipo de experiência
Ensino-pesquisa-extensão
Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)
Curso livre (sem titulação)
Si se trata de enseñanza, indique el número total de vacantes disponibles (por curso/clase)
100
Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)
Em andamento
Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisa
Outra
Qual outra?
Segurança Alimentar e Nutricional
Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?
Não
Se envolve extensão, indique a área principal da extensão
Outra
Qual outra?
Segurança Alimentar e Nutricional
Si se trata de transferencia tecnológica, el grupo se encuentra formalizado en una institución universitaria?
Sim

Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?
Nos colocamos para contribuir  com o cadastro das atividades do programa Diálogos de Saberes  e também de outras experiências próximas do nosso território que vem se manifestando e entrando em rede com as ações do programa. Estamos abertos também a aprender juntos e abrir diálogo para que mais relações se manifestem nessa rede.

Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)
Feiras agroecológicas
Esta práctica es considerada una tecnología social por los protagonistas de la experiência?
Não
O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?
  • Intercâmbio/vivência
  • Curso de capacitação e treinamento
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos